Cidades da Baixada Santista registram os maiores acumulados de chuva de SP

Por Santa Portal em 19/02/2025 às 08:20

Av. Rangel Pestana, no centro de Santos, à esquerda; Viaduto Mario Covas, em São Vicente, à direita
Av. Rangel Pestana, no centro de Santos, à esquerda; Viaduto Mario Covas, em São Vicente, à direita

Em 12 horas, a Baixada Santista registrou quatro dos cinco maiores acumulados de chuva em todo o estado de São Paulo entre a noite desta terça (18) e a manhã desta quarta-feira (19). O forte temporal que atingiu a região provocou vários transtornos como pontos de alagamentos e quedas de árvores.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Jardim Lido, em Bertioga, teve o maior acumulado do estado, com 169mm (veja a lista completa abaixo) entre 18h e 21h desta terça.

O Morro da Nova Cintra e o Chico de Paula, em Santos, aparecem em 3º e 4º lugar, respectivamente. No no morro, foram registrados 144mm de chuva e no bairro da Zona Noroeste, 142mm. Em nota, a Prefeitura de Santos informou que o acumulado do mês já chegou a 289,2mm — a média histórica para a cidade é de 300,8mm.

Já bairro Perequê, em Guarujá, teve o 5º maior acumulado, com 141mm. Segundo a Prefeitura, não houve registro de ocorrências na cidade.

Em Mongaguá, o pluviômetro apontou 39,6 mm de chuva nas últimas 24 e 72 horas. Também não foram registradas ocorrências no município.

Segundo a Defesa Civil de Bertioga, o índice pluviométrico das últimas 24 horas foi de 169,36 mm. De acordo com o Departamento, algumas ruas apresentaram acúmulo de água com rápido escoamento devido às obras de micro e macrodrenagem realizadas.

A Defesa Civil de Itanhaém informou que está em estado de atenção por conta das chuvas. A cidade apresentou alguns pontos de alagamento e queda de árvores em via pública. As devidas providências já foram tomadas. A cidade 65 mm (nas últimas 24 horas) e 88,1 mm (72 horas).

Em Praia Grande, choveu 110mm nas últimas 24h e, em todo o mês de fevereiro, já choveu 386mm. A média dos últimos 10 anos é de 560mm para o mês.

Confira os transtornos causados pela chuva na Baixada Santista

Maiores acumulados de SP

  • Bertioga (Jardim Lido): 169mm
  • Iguape (Iguape): 154mm
  • Santos (Nova Cintra): 144mm
  • Santos (Chico De Paula): 142mm
  • Guarujá (Pereque2): 141mm
  • Santos (Sabesp – Morro São Bento): 132mm
  • São Vicente (Jardim Rio Branco): 126mm
  • São Vicente (Paranapuã): 106mm
  • Guarujá (Corpo De Bombeiros): 98mm
  • Praia Grande (Xixová Geotec): 92mm
  • Caieiras (Jardim Marcelino): 83mm
  • Santos (Estuario): 82mm
  • Guarujá (Morrinhos): 79mm
  • Santos (Ponta Da Praia): 73mm
  • Santos (Sitio Das Neves): 70mm
  • São Paulo (Jardim Nossa S. Aparecida): 69mm
  • Águas De Lindóia (Jardim São Francisco): 68mm
  • Piracaia (Garagem Da Pm): 66mm
  • Osasco (Santa Fé): 62mm
  • Amparo (Ete): 59mm
  • Bragança Paulista (Jardim São José): 58mm
  • Ubatuba (Praia Dura): 58mm
  • Itanhaém (Balneário Gaivota): 56mm
  • Guarujá (Jardim Helena Maria): 52mm
  • Osasco (Rochdale): 51mm
  • Juquiá (Vila Florindo): 50mm
  • Atibaia (Boa Vista): 50mm

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.