Baixada Santista registra nove mortes por afogamento neste fim de semana
Por Santa Portal em 12/01/2026 às 05:00
A Baixada Santista registrou, até as 18 horas deste domingo (11), nove mortes por afogamento durante o fim de semana, sendo seis em menos de 24 horas, segundo balanço do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar). As ocorrências foram atendidas em praias de Praia Grande, Guarujá, Itanhaém e Mongaguá. Todas as vítimas eram turistas e passavam o fim de semana no litoral paulista.
Guarujá
Em Guarujá, três mortes foram contabilizadas. Um homem de 45 anos, morador de São Paulo, morreu na tarde de sábado após submergir na Praia das Pitangueiras, em área sinalizada como perigosa.
Na manhã deste domingo, um homem de 47 anos, também morador da capital paulista, se afogou na Praia da Enseada, nas proximidades do Morro do Maluf. Ele foi retirado da água em parada cardiorrespiratória, recebeu atendimento na faixa de areia e foi encaminhado ao Hospital Santo Amaro, onde o óbito foi confirmado.
Já durante a tarde, um idoso de 67 anos ficou inconsciente após se afogar na Praia do Tombo e precisou ser retirado da água. Já na faixa de areia, foram iniciados de forma imediata os procedimentos de atendimento e reanimação, mas a vítima não resistiu e morreu no hospital.
Praia Grande
Dois óbitos foram registrados no sábado em Praia Grande. Um adolescente de 14 anos desapareceu após se afogar na praia do bairro Jardim Imperador. Ele foi localizado após cerca de 20 minutos de buscas e levado à UPA Samambaia, onde a morte foi confirmada. No mesmo dia, um jovem de 21 anos desapareceu no mar na praia da Vila Tupi, foi localizado horas depois em outro trecho da orla e teve o corpo reconhecido por familiares.
Itanhaém
Assim como em Guarujá, Itanhaém registrou três mortes no fim de semana. Na tarde de sábado, dois homens, de 60 e 46 anos, se afogaram na região da Aparecida depois que um deles entrou em dificuldade no mar e o outro tentou prestar socorro. Um óbito foi constatado ainda no local e o outro durante o transporte ao hospital.
Já na madrugada de domingo, um turista da Bolívia, de 18 anos, morreu após entrar no mar durante a madrugada. O corpo foi localizado pela Polícia Militar na faixa de areia e reconhecido por um amigo.
Mongaguá
Em Mongaguá, uma turista de 34 anos, moradora da capital paulista, morreu na tarde de domingo após se afogar na praia do Centro. Ela foi retirada da água em estado grave e encaminhada ao Pronto-Socorro Central, mas não resistiu. Um homem de 36 anos, que também estava no mar, recebeu atendimento no local e não apresentou agravamento do quadro.