Após salários atrasados, PS de Vicente de Carvalho está sob gestão de nova instituição
Por Santa Portal em 02/08/2025 às 12:00
A nova organização social (OS) responsável pela gestão do Pronto-Socorro de Vicente de Carvalho (PSVC), em Guarujá, iniciou oficialmente os trabalhos nesta sexta-feira (1º). O Instituto Bom Jesus (IBJ) venceu o chamamento público lançado pela Prefeitura de Guarujá para assumir a operação da unidade, localizada na Avenida São João, 111, no bairro Pae Cará.
A transição ocorre após o encerramento do contrato com a entidade anterior, o Instituto de Atenção à Saúde e Educação (Iase), que foi encerrado na última quinta-feira (31). O último mês de gestão foi marcado por um impasse no pagamento da folha salarial. A partir de agora, o IBJ passa a responder por toda a administração e funcionamento do PSVC, incluindo os atendimentos adulto e pediátrico de urgência e emergência.
O contrato de gestão prevê que a organização social seja responsável pela contratação de profissionais de saúde, fornecimento de insumos, manutenção da estrutura e equipamentos, além de serviços de apoio como lavanderia, alimentação, segurança, limpeza e gerenciamento de resíduos.
O contrato da nova gestão tem vigência inicial de um ano, podendo ser prorrogado por até 10 anos, conforme previsto na nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021). A entidade também deve implementar ações de humanização e promover educação permanente para os colaboradores da unidade.
Salários atrasados
A administração municipal e o Iase divergiram sobre a responsabilidade dos salários atrasados em junho. Além da falta de pagamento, trabalhadores relataram que prestadores de serviço da equipe de remoção foram afetados também no fornecimento de refeições.
O Iase atribuiu o atraso à ausência de repasses por parte da Prefeitura de Guarujá. A administração municipal, por sua vez, negou qualquer pendência contratual e afirmou que os repasses têm sido realizados de forma antecipada, conforme previsto no contrato de gestão firmado.
Procurada pelo Santa Portal, a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, “esclarece que não há atraso nos repasses previstos no contrato de gestão vigente, uma vez que, conforme estabelecido em cláusula contratual, os valores são transferidos de forma antecipada”.
“Inclusive, o valor referente aos salários que são pagos no mês de julho foi repassado ainda no mês de junho. Dessa forma, a Administração Municipal não reconhece qualquer pendência financeira em relação ao cumprimento de suas obrigações”, completa a nota da Prefeitura.