Antiga UPA Enseada sofre com abandono e depredação
Por Santa Portal em 19/12/2024 às 05:00
O prédio que abrigava a antiga Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Enseada, no cruzamento da Avenida Atlântica com a Avenida Dom Pedro I, em Guarujá, está em estado de abandono e tem sido alvo frequente de depredação. Moradores relatam que itens remanescentes da estrutura estão sendo furtados, piorando ainda mais a situação do local.
Antiga UPA Enseada sofre com abandono e depredação pic.twitter.com/i3QEkcvwFx
— #Santaportal (@Santaportal1) December 19, 2024
A Prefeitura de Guarujá confirmou que o imóvel está desativado e não realiza atendimentos ao público. A Administração Municipal reconheceu os problemas de depredação, apontando que a área tem sido invadida por vândalos e pessoas em situação de rua.
Para solucionar a questão, o município informou que está conduzindo uma análise técnica para definir o destino do espaço. As opções em estudo incluem a reforma da unidade ou a demolição com reconstrução total, garantindo que o local volte a ser útil para a comunidade.
Desde julho de 2024, os atendimentos que antes eram realizados na antiga UPA foram transferidos para as instalações da nova Unidade de Pronto Atendimento Enseada. A unidade funciona na Rua Luiz Rodrigues Pedro, nº 267, no bairro Cidade Atlântica, dentro do campus da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) – Guarujá.