26/07/2021

Tubarão-bambu fêmea coloca ovos para gestação de seus filhotes no Aquário; vídeo

Por Rodrigo Martins em 26/07/2021 às 10:22

Patrícia Nunes/Santa Cecília TV
Patrícia Nunes/Santa Cecília TV

O Aquário de Santos reabriu ao público no último fim de semana. E logo nos primeiros dias de reabertura, um fato inusitado aconteceu: uma tubarão-bambu colocou dois ovos para a gestação de seus filhotes. Essa é uma notícia que estamos trazendo com exclusividade, para os leitores do Santa Portal e telespectadores do Bom Dia Cidades, da Santa Cecília TV;

Os ovos vão trazer filhotes do casal de tubarões-bambu, que chegou ao aquário durante a pandemia e virou notícia na época. Eles acasalaram e a fêmea colocou dois ovos. A equipe da Santa Cecília TV acompanhou tudo de perto neste domingo (25).

“Essa daí é uma espécie exótica, que ela é lá do Sudeste Asiático, ela não existe aqui no Brasil. Essa espécie é comumente vista em aquários. Essa espécie fica em situações sob cuidados humanos por ser um animal de fácil manutenção. Então a ideia agora é acompanhar o período de gestação, que deve durar, mais ou menos, sete meses. A ideia agora é acompanhar todo esse desenvolvimento, ver como o filhote vai se desenvolver dentro do ovo para a gente ter um sucesso. Em meados de janeiro ou fevereiro do ano que vem, nós teremos o nascimento de alguns filhotes desse tubarão-bambu”, explicou o biólogo marinho e coordenador do Aquário de Santos, Alex Ribeiro, em entrevista exclusiva ao Santa Portal.

O casal de tubarões-bambu divide espaço com o peixe Miraguaia e isso representa um risco para os ovos. Por isso, o biólogo mergulhou rapidamente para retirá-los do tanque.

Alex conta que o trabalho para manter um animal dessa espécie no Aquário teve início com a estruturação do equipamento para receber esses tubarões. “Na verdade para chegar nesse momento da reprodução dos tubarões-bambu é um trabalho que já começou há um tempo. Faz quase quatro, cinco anos que nós começamos a adquirir melhores sistemas de filtragem para a gente ter tubarões e outras espécies. Então a gente foi se equipando, foi se estruturando e essas espécies foram chegando. Não é fácil você trazê-las, pois elas se encontram com status de ameaçadas pela lista de órgãos que fiscalizam a sua conservação no mundo. Então, junto com os fatores que citei nós temos uma água de boa qualidade, uma alimentação balanceada para essas espécies e todos os cuidados necessários para que esses animais se sintam bem e comecem a se reproduzir”, comentou.

Os tubarões-bambu são uma espécie ovípara. Cada exemplar do casal tem aproximadamente 1,30 metro e, quando chegaram, já adultos, foram colocados em um tanque de 80 mil litros.


Foto: Patrícia Nunes/Santa Cecília TV


Foto: Patrícia Nunes/Santa Cecília TV


Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

Aquário

Reaberto após um ano e quatro meses por causa da pandemia, o Aquário de Santos conta com 32 tanques e cerca mil animais de 120 espécies. O equipamento está recebendo o público das 10h às 16h (de quarta a domingo), com limite de 120 pessoas por hora, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária.

Serviço

O ingresso do Aquário custa R$ 8,00. Crianças até oito anos e maiores de 65 anos não pagam entrada. Telefone 3278-7830.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.