Santista Marcus Buchecha resiste a golpes ilegais e termina com empate no UFC Vegas 112
Por Rodrigo Cirilo em 14/12/2025 às 01:38
Após três rounds de combate, Marcus “Buchecha” Almeida empatou com o nigeriano Kennedy Nzechukwu no UFC Vegas 112, realizado neste sábado (14), no UFC Apex, em Las Vegas, Estados Unidos. Apesar de sofrer golpes ilegais e um knockdown no primeiro round, o santista se destacou no chão, mas não conseguiu garantir a vitória.
Todos os juízes pontuaram 28 a 28 na segunda luta do card principal do último evento de 2025. Agora, Buchecha soma uma derrota e um empate no Ultimate. Seu cartel no MMA também conta com cinco vitórias e outra derrota. Já Nzechukwu tem 14 vitórias, seis derrotas e o empate conquistado neste combate.
A luta
O combate teve início com pouca ação, mas Buchecha logo tentou levar a luta para o solo com um single leg no primeiro minuto do primeiro round. Nzechukwu usava a grade para se proteger, enquanto Buchecha buscava quedas, mas sem sucesso em finalizar o adversário apesar de uma tentativa de chave de calcanhar.
Embora Buchecha tivesse o controle, Nzechukwu se recuperou no final do primeiro round, utilizando sua maior envergadura para desferir cruzados precisos. Com menos de dez segundos para o fim do assalto, o santista foi derrubado, mas foi salvo pelo gongo.
No segundo round, a luta foi interrompida logo no começo após Nzechukwu acertar o olho esquerdo de Buchecha com um dedo. Vale lembrar que o combate já havia sido interrompido no primeiro round por um golpe baixo do nigeriano. Buchecha precisou de cerca de três minutos para se recompor, e o adversário foi penalizado com a perda de um ponto.
Após a pausa, Buchecha voltou a tentar derrubar Nzechukwu, controlando a perna do nigeriano. No clinch, o santista tentou pontuar, mas Nzechukwu se livrou e voltou a balançar o brasileiro com golpes contundentes.
Buchecha, no entanto, não desistiu. Em sua 11ª tentativa, conseguiu sua terceira queda e, dessa vez, dominou por cima. Trabalhou o ground-and-pound com socos e cotoveladas durante dois minutos até o soar do gongo. Apesar de tentar uma chave de braço no final, não teve sucesso.
O terceiro e último round foi o com menos ação. Buchecha não hesitou em levar a luta para o solo novamente, onde tentou controlar o adversário para segurar o resultado. Nzechukwu conseguiu se levantar faltando dois minutos para o fim, mas rapidamente foi colocado para baixo novamente. O nigeriano ainda conseguiu acertar alguns golpes no solo, mas sem suficiente efetividade para garantir a vitória.