27/06/2022

Procuradora-geral agredida é recebida em ato de solidariedade promovido pelo OAB-SP

Por Santa Portal em 27/06/2022 às 22:06

Divulgação/OAB
Divulgação/OAB

A procuradora-geral de Registro, Gabriela Samadello Monteiro de Barros, foi recebida no início da noite desta segunda-feira (27), em um ato de solidariedade promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil, seção São Paulo (OAB-SP), na cidade de Registro. A manifestação ocorreu após Gabriela ser brutalmente agredida pelo procurador Demétrius Oliveira de Macedo.

A concentração ocorreu na frente da Prefeitura de Registro, na Rua José Antônio de Campos, 250, Centro. Estiveram presentes, a presidente da OAB-SP, Patricia Vanzolini; da diretora secretária-geral adjunta da entidade, Dione Almeida Santos; da presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (Caasp), Adriana Galvão; do vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Rafael Horn; do presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Ricardo Breier; do presidente de Direitos e Prerrogativas da OAB SP, Luiz Fernando Pacheco; da presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Cristiane Damasceno; da presidente da Mulher Advogada da Secional, Isabela de Castro; e do presidente da Subseção registrense, Caio Cesar Freitas Ribeiro.

De acordo com a OAB, na última quarta-feira (22), o Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB SP determinou instauração de ofício de representação contra o acusado de agredir Gabriela.

“Considerando a gravidade dos fatos, nos termos do §3º do artigo 70 do Estatuto da Advocacia e da OAB, foi determinado, ainda, que se proceda aos trâmites processuais necessários a suspensão preventiva do acusado, que será notificado a comparecer e manifestar-se a respeito dos fatos para deliberação pela Turma Disciplinar competente, que deverá concluir o processo disciplinar no prazo máximo de 90 dias”, comunicou o presidente do TED, Guilherme Magri.

Entenda o caso

A procuradora-geral de Registro, de 39 anos, foi agredida, na tarde da última segunda-feira (20), por um colega de trabalho, também procurador. Em um vídeo obtido pelo Santa Portal, é possível ver Demétrius Oliveira de Macedo, 34 anos, xingando, chutando e dando socos em Gabriela Samadello Monteiro de Barros. O caso é investigado pela Polícia Civil.

De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima compareceu à delegacia com ferimentos e sangramento no rosto, quando contou o que havia ocorrido. As agressões ocorreram no prédio da Prefeitura de Registro, na Rua José Antônio de Campos, no Centro, por volta das 17h.

À Polícia, ela contou que estava na sua sala de trabalho, próximo à uma funcionária, que lhe contou que Macedo aparentava não estar bem. Logo em seguida, o suspeito saiu da sala dele e veio em direção a Gabriela, a agredindo com uma cotovelada na cabeça.

Com a pancada, ela foi arremessada contra a parede, momento em que o homem passou a socá-la e chutá-la. A vítima caiu no chão, mas isso não foi o suficiente para que o suspeito parasse com as agressões. Uma funcionária ainda tentou contê-lo, mas foi empurrada contra a porta.

A procuradora chegou a ficar desacordada, momento em que outra colega a afastou de Macedo. Enquanto Gabriela tentava levantar, o homem a socou novamente, e a xingou de “puta e vagabunda”. Ela conseguiu escapar dele ao entrar em outra sala e trancar. O homem foi contido por dois funcionários da procuradoria.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.