Prefeituras dispõem de serviços de recolhimento de corpos de pet
Por Lucas Rodrigues em 26/10/2020 às 07:50
Perder um animal de estimação para uma doença, acidente ou até mesmo por causas naturais pode ser muito doloroso. A falta informação acerca da destinação dos corpos dos bichanos após a sua morte, por sua vez, também pode trazer complicações.
Nas cidades da Baixada Santista, existem serviços públicos que podem prestar assistência aos donos de pets nesse momento. Saiba como solicitar esses serviços em sua cidade:
Bertioga
De acordo com a Secretaria de Saúde, Bertioga conta com o serviço de retirada do animal no local do óbito através de um número de celular da empresa terceirizada, que realiza a coleta de material séptico. Esse serviço é gratuito à população. Mais informações: (13) 3316-4079 Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.
Cubatão
A Secretaria de Saúde informa que o tutor pode ligar na central de atendimento 24 horas de número (13) 3361-6462 ou levar o animal ao Serviço de Controle de Zoonoses, de segunda a sexta, entre 8h e 17h. O local fica na Rua Papa João Paulo I, 100, no Sítio Cafezal.
Guarujá
A Prefeitura de Guarujá, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal, informa que, no caso de falecimento de pets, o munícipe pode ligar para a empresa Terracom, por meio do telefone (13) 3382-5326, das 7 às 17 horas, para solicitar a remoção do corpo do animal de estimação. Uma alternativa é levar o corpo do animal até o Canil Municipal, que fica na Avenida Maria Lídia Rêgo Lima, 301 (Jardim Conceiçãozinha), de segunda à sexta, das 8 às 17 horas.
Itanhaém
Em Itanhaém, quando um pet de pequeno porte falece, o tutor deverá encaminhar o animal a uma clínica veterinária, que dará o destino correto a ele.
Mongaguá
A Prefeitura de Mongaguá disponibiliza, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), um serviço de destinação adequada dos pets mortos. Na prática, o morador pode encaminhar o corpo do pet, devidamente embalado, até o CCZ. No local, uma equipe especializada no procedimento reembala o pet em saco específico (infectante) e armazena em frigorífico . A empresa Terracom retira os corpos do CCZ duas vezes por semana. O CCZ fica na Rua Embaixador Pedro de Toledo, 61, Aguapeú. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 8 às 12h e das 13 às 17h.
Peruíbe
De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Peruíbe, não existe pela prefeitura um serviço para recolhimento dos animais nas casas dos munícipes, entretanto, o CCZ tem coleta que retira os animais trazidos por munícipes e deixados na unidade, onde são encaminhados para incineração.
Praia Grande
A Prefeitura de Praia Grande informa que recebe os animais em sua sede da Saúde Ambiental. A indicação é que o tutor coloque o bichano em um saco plástico e leve até a unidade de Saúde Ambiental. O endereço é R. Antônio Cândido da Silva, 711 – Vila Sonia. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Santos
A Prefeitura de Santos informa que a empresa Terracom recolhe o animal em residência particular de forma gratuita, mediante agendamento. Para mais informações, basta ligar no número (13) 3229- 7500.
São Vicente
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Zeladoria Municipal, informa que recolhe gratuitamente animais mortos. A remoção pode ser solicitada pelo número de WhatsApp (13) 99195-7334. O serviço recebe cerca de cinco pedidos por semana.