27/02/2022

'Povo confiou em um comediante para traçar o destino da nação', diz Bolsonaro sobre Ucrânia

Por Vanessa Ortiz em 27/02/2022 às 22:20

Naassom Mascarelli/Santa Portal
Naassom Mascarelli/Santa Portal

Durante a coletiva de imprensa realizada neste domingo (27), o presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) afirmou que a população ucraniana “confiou em um comediante para traçar o destino da nação”, se referindo ao chefe de estado, Volodymyr Zelensky. Ao abordar a guerra com a Rússia, ele ainda disse que continua neutro em relação ao conflito, pois possui negócios com o país governado por Vladmir Putin.

Bolsonaro falou por cerca de 40 minutos com os repórteres no Forte dos Andradas, em Guarujá, lugar onde está hospedado. De acordo com o presidente, uma conversa foi mantida com Putin recentemente, na qual falou por telefone por duas horas. Eles trataram de negócios, como o fornecimento de fertilizantes para o Brasil – Rússia é o maior fornecedor para o país-, além da questão da Ucrânia.

Em seu pronunciamento, ele afirmou que manterá a sua posição neutra com relação ao conflito e vai esperar o “relatório da ONU para emitir opinião”. Ainda durante a fala, o presidente afirmou que os ucranianos “confiaram em um comediante” para escolher o destino deles, pois acreditam que Zelensky “deve ter o equilíbrio para tratar desse assunto. Tanto é que ele já aceitou conversar”.

Ao ser questionado se condena as ações do Putin, Bolsonaro relata que uma decisão sua pode trazer muitos prejuízos, sendo um deles para a agricultura. “Quando se fala em agricultura, fala-se em alimentação. Tenho convicção de que os presidentes vão chegar a um consenso, a um acordo nos próximos dias”, diz.

O presidente declarou também que ajudará sul-americanos que precisarem sair da Ucrânia, assim como Itamaraty fez com dois uruguaianos, que foram resgatados juntamente com outros 37 brasileiros. “Havendo vagas, eles entrarão em nosso aviões. Pretendemos colaborar no transporte desse pessoal. Custa caro, mas não mediremos esforços para ajudar”, finaliza.

Visita

Bolsonaro chegou nesse sábado de Carnaval para passar o feriado prolongado em Guarujá, e a expectativa é de que ele vá embora somente na quarta-feira (2). Ele não cumpre agenda oficial na cidade, e deve passar os próximos dias descansando, como costuma fazer.

No sábado (26), ele também passeou de jet ski e foi até Praia Grande, onde também encontrou apoiadores. O presidente chegou a subir em uma das embarcações. Já de noite, ele saiu do Forte dos Andradas para jantar em um restaurante da cidade.

Já neste domingo, Bolsonaro deixou a fortificação pela praia e seguiu com a sua comitiva até o Guaiuba, onde foi recebidos pelos banhistas. Por volta de 10h30, ele fez uma live mostrando o momento. Nas imagens é possível vê-lo conversando com dezenas de pessoas, todas aglomeradas e sem máscara, e tirando foto com quem passava pelo local. Ele foi para a Praia do Canto do Forte, onde almoçou no Forte de Itaipu.

Esta é a primeira visita presidencial na cidade neste ano. Desde o início do mandato, Bolsonaro já se hospedou no Forte dos Andradas outras 11 vezes. O presidente esteve em Guarujá pela última vez na semana do Natal de 2021. Ele se hospedou no Forte dos Andradas no dia 18 de dezembro, um sábado, e retornou a Brasília no dia 23 de dezembro.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.