Márcio França não confirma mudança do nome do Porto de Santos para 'Rei Pelé'
Por Santa Portal em 16/01/2023 às 13:04
Para Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos, é preciso cautela na ideia de homenagear Pelé alterando o nome do porto para ‘Porto de Santos Rei Pelé’. Indo na contramão do que havia sido definido junto ao deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro conta que conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o assunto e que ele concorda com o posicionamento.
“Às vezes você vincula o nome de uma pessoa muito querida a um assunto qualquer, no caso o Porto de Santos, que é muito importante, e alguma eventual situação negativa que acontecer [com o porto] será vinculada ao nome do Pelé que não tem nada a ver com a situação”, ressalta Márcio França.
A declaração foi dada pelo ministro nesta segunda-feira (16), em Santos, enquanto ele participava da cerimônia de inauguração da nova passarela para pedestres na travessia Santos-Vicente de Carvalho.
Nomeação
A possível nova denominação do Porto de Santos em homenagem ao rei do futebol foi divulgada no último dia 30, um dia após a morte de Pelé aos 82 anos. A iniciativa foi apresentada pelo deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) para França e Alckmin que, segundo ele, acolheram a ideia de forma imediata.