Tratado da Pessoa Idosa reúne especialistas em evento gratuito em Santos

Por Santa Portal em 03/12/2024 às 16:00

Divulgação
Divulgação

O Tratado da Pessoa Idosa, iniciativa da Associação de Direito de Família e Sucessões (ADFAS), será apresentado na próxima segunda-feira (9), em Santos. O evento terá palestras abertas ao público.

Santos reúne a maior porcentagem de pessoas idosas no Brasil (14,86%) e a Cidade possui 25% de sua população na geração 60+. Por isso, a Associação de Direito de Família e Sucessões escolheu apresentar o “Tratado da Pessoa Idosa” para o público santista. De todas as gerações.

“O livro é uma coletânea das principais  abordagens sobre a pessoa idosa, em várias áreas, realizadas no Brasil, Argentina, México, Peru, Portugal e Espanha. Para profissionais que lidam diretamente com o tema, ou para aqueles que desejam entender melhor essa fase da vida, o Tratado é a obra de referência nesse momento”, afirmou a advogada Ana Lúcia Augusto Silva, presidente da Subseção/Litoral de São Paulo da ADFAS.

Santos, local de pesquisa inédita

Por coincidência, o “Tratado da Pessoa Idosa” surge no final da 1ª etapa do Programa Envelhecer nos Territórios, firmado entre a Prefeitura Municipal de Santos, com acompanhamento da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Secretaria Municipal da Mulher, da Cidadania, da Diversidade e dos Direitos Humanos, através da sua Coordenadoria de Políticas para a Pessoa Idosa, e o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo (IFSP), que promoveu a formação de Agentes de Direitos Humanos da Pessoa Idosa.

A formação desses agentes faz parte do Projeto Envelhecer nos Territórios, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Segundo Larissa Paz, secretária municipal da mulher, “agora, o Programa Envelhecer em Santos começa a segunda etapa, o censo de nossa população idosa, com visitas técnicas em 4.500 domicílios. Os agentes foram capacitados para diagnosticar tanto aspectos de garantias  ao direito  de envelhecer, como as violações a essas garantias. Com isso, o poder público terá direcionamento mais assertivo das políticas públicas para a pessoa idosa”.

Momento de informação e perguntas

A apresentação do “Tratado da Pessoa Idosa” e quatro palestras serão no Auditório da Universidade Santa Cecília, das 16h às 19h, com inscrições gratuitas no local.

Ana Lúcia explica o momento escolhido de apresentar o livro: “chegamos à época das festas de final de ano e o Natal é muito importante para a pessoa idosa e sabemos que grande parte dessa população é negligenciada pelos familiares, porém, dificilmente denunciam seus parentes”.

“As quatro palestras de suporte ao lançamento do livro mostram aspectos importantes da relação da sociedade com a pessoa idosa: O Tratado com abordagem multidisciplinar necessária (Dra. Kátia Boulos,  diretora nacional de relações institucionais da ADFAS); Urgências da Delegacia da Pessoa Idosa em Santos (representante da DPI); O direito ao desenvolvimento como fundamento jurídico da saúde e da assistência social à pessoa idosa (Prof. Danilo de Oliveira) e Quem tem medo de envelhecer? (Dra. Fernanda Masteguim).

Serviço

Geração 60+: apresentação do Tratado da Pessoa Idosa e Palestras

Data: 09 de dezembro de 2024, das 16h à 19h

Local: Auditório da Universidade Santa Cecília ( R. Dr. Cesário da Mota, n.8, Bloco E, 4º andar, Bairro do Boqueirão, Santos)

Inscrições gratuitas: no local (certificados de participação com horas-aulas)

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.