No contrafluxo: ônibus atingido por avião ia para Pirituba com 7 pessoas
Por Manuela Rached Pereira, Lorena Barros e Camila Corsini/Folhapress em 07/02/2025 às 10:46
![Paulo Pinto/Agência Brasil](https://santaportal.com.br/wp/wp-content/uploads/2025/02/ACIDENTE-AVIAO.jpg)
O ônibus atingido pela queda de um avião de pequeno porte na avenida Marquês de São Vicente, na zona oeste de São Paulo, na manhã de hoje fazia a rota Terminal Barra Funda – Terminal Pirituba. Duas pessoas morreram dentro da aeronave, e seis pessoas ficaram feridas no entorno.
Entre os mortos, estão o passageiro era o dono da aeronave, o empresário e advogado gaúcho Márcio Louzada Carpena. A morte dele foi confirmada pela OAB-RS (Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul). A identidade do piloto, Gustavo Medeiros, foi confirmada ao UOL por um amigo e sócio de Márcio.
Qual era o ônibus?
Veículo transportava cinco passageiros, além de cobrador e motorista, apurou o UOL. O ônibus é da empresa Santa Brígida e faz a linha 5800/10 – Terminal Barra Funda/Terminal Pirituba. Entre origem e destino, são 24 paradas.
Ele foi atingido na parte traseira, quando ia na direção centro-bairro. Ônibus seguia sentido bairro e tinha poucos passageiros, contaram testemunhas. Ele estava parado em um ponto fazendo o embarque e desembarque de passageiros.
Todo o trajeto dura, em média, 42 minutos. Em sua rota, o veículo passa pela avenida Raimundo Pereira de Magalhães, avenida General Edgar Facó, avenida Ermano Marchetti e avenida Marquês de São Vicente -onde aconteceu o acidente.
Motorista passa bem, mas está em estado de choque, segundo médico do Samu que atende no local. Ao menos outros três passageiros foram atendidos com ferimentos leves e não correm risco de vida.
Avenida Marquês de São Vicente foi interditada, sem previsão de liberação. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) pede que as pessoas evitem circular pela região. Havia 97 km de lentidão na zona oeste por volta das 9h (horário de Brasília), segundo a companhia.
“O ônibus foi para frente e brecou [quando o avião bateu], então esse foi o impacto. Não foram as peças do avião que atingiram [essas vítimas]”, disse Kleber Vitor Santos à reportagem do UOL. “Elas tiveram ferimentos leves, que não causam risco à vida neste momento.”