Bolsonaro diz que trabalha para receber ucranianos no Brasil por meio do visto humanitário

Por Santa Portal em 28/02/2022 às 20:01

Reprodução/YouTube
Reprodução/YouTube

O presidente Jair Bolsonaro (PL), que passa o Carnaval em Guarujá, afirmou, em entrevista dada à Jovem Pan, nesta segunda-feira (28), que o Brasil está se preparando para receber ucranianos por meio do visto humanitário. A entrevista foi transmitida ao vivo pelo canal no YouTube do presidente.

Bolsonaro teria recebido um documento, de suposta autoria do presidente da Representação Central Ucraniana Brasileira, que faz severas críticas ao seu mandato e posicionamentos. “Pelo que eu vi em um documento agora há pouco, que parece que seria do presidente da Representação Central Ucraniana no Brasil, que me critica. Ele diz que eu devo tomar uma posição de banir armas nucleares no mundo, como fez a Ucrânia em 1994. Não entendo essas posições, e não sei se o documento procede”, disse Bolsonaro durante a entrevista.

O presidente ainda lamentou a situação que ocorre na Europa, e afirmou que está trabalhando juntamente com ministros para a vinda de ucranianos que queiram se refugiar no Brasil, com uso do visto humanitário.

“A gente lamenta o que está ocorrendo na Ucrânia, e lamenta a invasão. Assim como nós fizemos em setembro de 2021, por um visto humanitário, nós permitimos que afegãos viessem ao Brasil, são cristãos, mulheres, crianças. E nós, conversei agora há pouco com o Carlos França [Ministro das Relações Exteriores], e ele falou que iria tomar providências, e apesar de ser feriado, nós estamos sempre em atividade, e nós vamos abrir a possibilidade dos ucranianos virem para o Brasil através do visto humanitário, que é a forma mais fácil de vir para cá”, explicou Bolsonaro.

Ele completou dizendo que este é um dever do Governo Federal, mas que trabalhar para trazer ucranianos para o Brasil exige contato com a Embaixada do Brasil na Ucrânia. “Nós não temos problema nenhum, via esse visto humanitário, estamos dispostos a receber ucranianos. Mas para trazê-los para cá, tem que trabalhar nesse sentido, manter contatos via nossa Embaixada na Ucrânia. Então a pessoa vai fazer sua apresentação lá, vai manifestar sua vontade e vai ter o visto humanitário para entrar no Brasil. E depois o outro problema, eles têm que sair da Ucrânia, porque o espaço aéreo está fechado lá.”

Apesar da forma para trazer os ucranianos para o Brasil ainda não estar definida, Bolsonaro diz que há possibilidade da portaria que define as regras para o visto humanitário ser publicada ainda nesta segunda-feira (28).

“Nós faremos todo o possível para receber o povo Ucraniano que por ventura queira vir para cá, obviamente, vamos facilitar a vida deles com esse documento, que faz uma portaria interministerial no Ministério da Justiça e Ministério das Relações Exteriores, já mandei trabalharem nesse sentido, talvez a portaria seja publicada hoje, e vamos fazendo a nossa parte”, disse.

Ele ainda comentou que o grupo de brasileiros que fez um vídeo pedindo ajuda para retornar ao Brasil, da Ucrânia, já está na Romênia. Eles devem retornar ao Brasil por meios próprios, e caso alguém fique para trás, a Embaixada deve notificar o país para que se tomem providências, segundo Bolsonaro.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.