06/06/2016

Mudanças bruscas de temperatura afetam saúde da população

Por #Santaportal em 06/06/2016 às 09:36

SAÚDE – Durante o outono o clima varia bastante, podendo fazer sol e chuva no mesmo dia, além de temperaturas elevadas alternadas por frentes frias que fazem os termômetros despencarem. Essas mudanças bruscas de temperatura, típicas da estação, acabam afetando a saúde.

Segundo o médico otorrinolaringologista Marcos Augusto Vercesi, baixas temperaturas forçam as pessoas a ficarem em ambientes fechados e menos ventilados.”Aglomerações favorecem o contágio. Doenças que durante o ano são menos preocupantes, como gripes e resfriados,tem um aumento grande de casos.Também acontecem doenças respiratórias, devido ao choque térmico e ar seco e frio, que desencadeiam doenças como gripe e asma principalmente nas crianças”.

O médico ressalta ainda a diferença entre as duas enfermidades. “O resfriado é a forma mais leve das manifestações clínicas.Ocorre mal estar geral, acompanhado de irritação da garganta, coriza, nariz entupido, que normalmente de 48 a 72 horas, a pessoa evolui melhor apenas com medicação sintomática”.

Segundo ele, a gripe já é um quadro muito mais intenso. “O paciente tem febre alta, prostrações intensas e mal estar geral, incapacitando a pessoa e fazendo que ela não possa realizar suas atividades normais”.

A vacina é a melhor maneira de se prevenir e evitar complicações. No mês passado, o Ministério da Saúde desenvolveu a campanha para imunizar grupos de risco, entre eles idosos, crianças e grávidas.

Além da vacina, o especialista recomenda outros cuidados: “procure ficar em ambientes ventilados e com muita gente. As mãos devem estar sempre lavadas e limpas. As principais portas de entrada para doenças são a boca, nariz e olhos. Normalmente você se contamina por meio da mão, que leva vírus pra dentro do organismo”, explica.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.