Morre aos 92 anos o artista plástico Armando Sendin
Por Gustavo Klein /Santaportal em 30/07/2020 às 10:31
LUTO – Morreu ontem, na Espanha, o artista plástico Armando Sendin. Ele tinha 92 anos e sofreu as consequências de uma pneumonia e de problemas cardíacos. Ele já morava em Marbella, na Espanha há alguns anos mas uma parte considerável de seu acervo está em Santos, onde morou por algumas décadas, dividida entre a Unisanta, onde Sendin foi professor, e a Pinacoteca Benedicto Calixto.
Reitora da Unisanta e admiradora do trabalho do artista, Sílvia Teixeira Penteado lamenta a morte de Sendin. “Ele deixa um vazio na cultura da Cidade de Santos. Um grande artista, com grande identificação com a Cidade de Santos e também com a Unisanta. Estou muito triste”.
Nascido no Rio de Janeiro em 1928, Sendin era pintor, ceramista, escultor, desenhista, gravador e professor. Dedicou boa parte de sua vida a estudos: cursou a Escola de Belas Artes de Priego na Espanha (por volta de 1940); filosofia na Universidade de São Paulo (1945 a 1949); especialização em estética, com Bogumil Jasinowsky, na Universidade do Chile (1950); e, como bolsista do governo francês, estética na Sorbonne, com mestre Souriau (1950 a 1953).
Durante suas viagens, trabalhou com Gensoli na Manufatura Nacional de Sevres, França, e desenvolveu pesquisas com o ceramista Zuloaga e técnicas de cerâmica de origem oriental com Guardiola e com Gonzalez-Marti, na Espanha. Entre 1954 e 1964, deu cursos de pintura, cerâmica, escultura e desenho em seu estúdio, em São Paulo. Nessa mesma cidade, realiza sua primeira mostra individual, no Clube dos Artistas em 1960. Em 1965, publica um livro didático intitulado Cerâmica Artística . Na década de 80, recebe o Prêmio Ribeiro Couto como destaque do ano em Artes Plásticas (1982).
