Mancha escura em praia de Guarujá assusta moradores e turistas; causa ainda está sendo investigada
Por #Santaportal em 12/12/2017 às 16:06
GUARUJÁ – A Prefeitura de Guarujá investiga uma mancha escura no mar da Praia de Pintagueiras, que chamou a atenção de moradores e turistas que passaram pelo local, na manhã desta terça-feira (12).
Formada por um líquido que saía de um pequeno canal na segunda-feira (11), a mancha começou a atravessar a faixa de areia e invadiu o mar nesta manhã. Segundo o secretário de Meio Ambiente de Guarujá, Sidnei Aranha, o caso já está sob análise, contudo, como os trabalhos de averiguação ainda estão sendo feitos, o indicado é que se evite o banho de mar na região.
No momento, a Prefeitura está preparando um laudo com o objetivo de investigar a extensão do dano. A Seman encaminhou técnicos ao ponto para inquisição do material e também informou a Sabesp para apresentar esclarecimento sobre o episódio.
A Prefeitura indica que existe a possibilidade da mancha ser um vazamento de esgoto devido as características, por isso a notificação foi feita a Sabesp.
O problema com vazamentos de esgoto nas praias de Guarujá existem há cerca de um ano. De acordo com o secretário, no ano passado, próximos a este período do ano quando a região teve fortes chuvas, a Seman teve diversos conflitos com problemas de vazamento nas praias. No primeiro semestre de 2017, a Sabesp foi multada em R$ 3,6 milhões por poluição na praia da Enseada.
Um mês antes de iniciar o segundo semestre, a Sabesp informou a prefeitura de Guarujá sobre a intenção de encerrar os serviços de água e esgoto na região, no entanto, conforme a secretaria ambiental, a concessionária não concluiu o processo.
Em contrapartida, a Cetesb afirma que não é vazamento de esgoto. Mas, a resolução do diagnóstico tem um prazo de 24 horas.