Maicon é expulso e São Paulo perde em casa no primeiro jogo semifinal da Libertadores
Por #Santaportal em 07/07/2016 às 00:28
FUTEBOL – A expectativa pelo primeiro jogo da semifinal da Copa Libertadores da América virou frustração para o São Paulo. Jogando diante de um Morumbi lotado, o Tricolor Paulista foi derrotado por 2 a 0, na noite desta quarta-feira (6), com dois gols de Miguel Borja para o Atlético Nacional (Colômbia). Agora, os são-paulinos precisam reverter a desvantagem na próxima quarta-feira (13), em Medellín.
Como se não bastasse as sentidas ausências do meia Paulo Henrique Ganso e do atacante Kelvin, a derrota para os colombianos passou justamente por aquele jogador pelo qual a diretoria do clube paulista mais lutou para ter em campo: o zagueiro Maicon. O defensor, que foi comprado junto ao Porto (Portugal), por 5 milhões de euros (R$ 20 milhões) foi expulso ao acertar um tapa na cara de Borja.
Mas, antes disso, o São Paulo tentou jogar no primeiro tempo. Tentou. Isto porque, o time colombiano veio bem armado para o jogo no Morumbi. Com uma defesa bem postada e tentando explorar os contra-ataques, o Atlético Nacional pouco sofreu no primeiro tempo.
O melhor lance dos donos da casa ocorreu aos 43 minutos. O argentino Calleri escorou cruzamento para a entrada da área, procurando Michel Bastos. O experiente meia tricolor soltou a bomba, defendida com dificuldades pelo goleiro Armani.
No segundo tempo, o São Paulo continuou enfrentando problemas na armação das jogadas. Enquanto isso, os visitantes passaram a encontrar mais espaços e colocaram o goleiro Denis para trabalhar em algumas oportunidades. Além disso, aos 13, Bocanegra cobrou escanteio, com Borja sobindo livre para cabecear e acertar o travessão dos paulistas.
Sem muitas opções, o técnico Edgardo Bauza sacou Ytalo para a entrada de Alan Kardec. Porém, os colombianos seguiram melhores na partida.
Foi aí que uma atitude destemperada de Maikon fez a diferença. Aos 28, após se estranhar em jogadas anteriores com Borja, o zagueiro são-paulino cometeu uma falta e, durante discussão com o adversário, deu um tapa no atacante, na frente do árbitro argentino Mauro Vigliano, que não teve dúvidas: puxou o cartão vermelho e expulso Maikon de campo.
Com a vantagem numérica, o já perigoso time colombiano passou a trabalhar mais a bola, no intuito de confundir a marcação adversária. A estratégia deu certo e, aos 36, depois de bela troca de passes entre os jogadores de ataque da equipe de Medellín, Borja recebeu frente a frente com Denis, batendo na saída do arqueiro para abrir o placar: 1 a 0.
O segundo gol era questão de tempo também. E ele veio aos 43, quando Marlos Morenos tocou de calcanhar para Borja anotar mais um do Atlético Nacional no Morumbi.
Os tricolores ainda tentaram pressionar, mas os colombianos estavam com o controle da partida e o marcador não foi mais alterado até o apito final do árbitro.
O duelo que decidirá o primeiro finalista da Libertadores será realizado na próxima quarta (13), às 21h45 (de Brasília), em Medellín. O São Pauloprecisará de uma vitória por dois gols de diferença para levar a decisão aos pênaltis. Só um triunfo por três gols de diferença garante a classificação direta para a final.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 0 X 2 ATLÉTICO NACIONAL-COL
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 06 de julho de 2016, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Mauro Vigliano (ARG)
Assistentes: Juan Belatti e Gustavo Rossi (ambos da ARG)
Público: 61.766
Renda: R$ 7.526.480,00
Cartões amarelos: João Schmidt (São Paulo); Díaz, Borja (Atlético Nacional)
Cartão vermelho: Maicon (São Paulo)
GOLS:
ATLÉTICO NACIONAL: Borja, aos 36 e 43 minutos do segundo tempo
SÃO PAULO: Denis; Bruno, Maicon, Rodrigo Caio e Mena; João Schmidt (Daniel), Thiago Mendes, Wesley (Hudson), Ytalo (Alan Kardec) e Michel Bastos; Calleri
Técnico: Edgardo Bauza
ATLÉTICO NACIONAL: Armani; Bocanegra, Sánchez, Henríquez e Díaz; Mejía, Pérez (Arias) e Macnelly Torres; Marlos Moreno (Blanco), Ibarguén (Guerra) e Borja
Técnico: Reinaldo Rueda