SAÚDE - José Henrique Germann não é mais o secretário de Saúde de São Paulo. Ele deixou o cargo nesta terça-feira (21). O substituto é o infectologista Jean Gorinchteyn, do Hospital Emílio Ribas. Germann passa a ser o assessor do Governo do Estado para assuntos de saúde.





A justificativa é que Germann está com problemas de saúde no coração, detectados há cerca de 10 dias. Vale recordar que há três semanas ele já não participava das entrevistas coletivas. Na que foi realizada nesta segunda-feira, inclusive, o governador João Doria lembrou que Germann estava assistindo em casa e se recuperando, sem especificar o problema. Germann atuou desde o início das ações do governo no combate à pandemia do coronavírus e sempre reforçou a necessidade de distanciamento social.





Além de fazer parte do Instituto de Infectologia do Hospital Emílio Ribas, Jean Gorinchteyn é infectologista nos hospitais Albert Einstein e São Camilo. Ele é formado pela Universidade Mogi das Cruzes, é mestre em doenças infecciosas, e tem mais de 20 anos de atuação como médico e professor.