SÃO PAULO - O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) realizou a operação "Boas Festas" na quinta-feira (10), nos laboratórios da capital, São Carlos e São José do Rio Preto, com a finalidade de verificar os produtos típicos das ceias de Natal e Ano Novo. Ao todo, foram verificados 18 produtos, sendo 2 (11%) reprovados por diferença entre o peso real e o indicado na embalagem. 

Entre os itens avaliados estavam panetones, frutas de época, pães, bolos natalinos, enfeites, papeis de presente, guardanapos, descartáveis e demais produtos do tema.


No laboratório da Capital, foram examinados cinco produtos, sem nenhuma reprovação. Em São Carlos e São José do Rio Preto, foram examinados sete e seis produtos, reprovando apenas um por diferença entre o peso real e o indicado na embalagem, respectivamente.


Os produtos foram coletados previamente pelos fiscais em pontos de venda de pequeno, médio e grande porte em todo o Estado para serem avaliados nos laboratórios do Ipem-SP. 


O objetivo foi verificar a fidelidade das indicaçõede quantidade nas embalagens dos produtos, a fim de coibir a comercialização de itens que tragam em suas embalagens informaçõeedesacordo com a legislação vigente.