25/04/2020

Investigação da PF aponta Carlos Bolsonaro como articulador de esquema de fake news, diz jornal

Por #Santaportal em 25/04/2020 às 19:06

POLÍTICA – O vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (Republicanos), filho do presidente Jair Bolsonaro, é apontado como um dos articuladores de um esquema ilegal de propagação de notícias falsas, segundo apontou investigação conduzida em sigilo pela Polícia Federal a pedido do Superior Tribunal Federal (STF). A informação foi publicada neste sábado (25) pela Folha de S. Paulo.

De acordo com a reportagem, essa investigação vinha causando preocupação no presidente, que vinha cobrando informações a respeito do caso, por telefone ou em reuniões, do então diretor-geral da PF Maurício Valeixo. O ex-comandante da Polícia Federal foi exonerado do cargo na sexta-feira (24), fato este que provocou o pedido de demissão de Sérgio Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A investigação, inclusive, foi apontada como motivo de preocupação de Bolsonaro em um print de uma conversa do mandatário com Moro, dias antes da saída do ex-juiz do governo . O diálogo pedindo a saída de Valeixo foi exposto pelo ex-ministro em reportagem veiculada pelo Jornal Nacional, da TV Globo.

Segundo a reportagem, Bolsonaro não tinha dúvidas de que Carlos, também conhecido como o filho 02 do presidente, estava na mira da investigação. A Folha aponta que Jair Bolsonaro imaginava que a troca no comando da PF poderia facilitar o seu caminho para obter mais informações sobre a investigação do Supremo ou, até mesmo, trocar os delegados envolvidos no caso.

Esse inquérito no STF foi aberto em março do ano passado pelo presidente da Corte, Dias Toffoli, visando apurar o uso de fake news contra os ministros do Supremo.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.