CULTURA - O Instituto Procomum abriu chamada pública para a terceira temporada da "Colaboradora - Artes e Comunidades", plataforma que oferecerá formações, mentorias, experimentações, apoio financeiro de R$ 3 mil e outros recursos pela participação no programa e para o desenvolvimento de um projeto artístico que deverá ser realizado ao longo de três meses em algum território da Baixada Santista.

Serão selecionadas 10 artistas e/ou produtoras/es culturais de diferentes linguagens, para um percurso formativo composto por quatro eixos:

- Desenvolvimento artístico, com foco no fortalecimento estético e na ampliação de repertório;

- Produção cultural, com foco na capacidade de gerenciamento de carreira e projetos;

- A dimensão territorial e os aspectos sociais e culturais nas criações artísticas em um contexto de crise global;

- Processos colaborativos, com foco no convívio em coletividades, no comum e no cuidado; 

" Esta é a terceira edição da Colaboradora, que essencialmente é um projeto de formação em rede. Nosso objetivo é que, ao final do programa, as participantes tenham passado por um processo de desenvolvimento pessoal e artístico, mas também integrem uma rede de trocas de conhecimentos e colaboração", explica Marina Paes, coordenadora do programa.

As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de abril, exclusivamente pelo link .

Plantão de dúvidas
Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, o Instituto Procomum  realizará plantões através da plataforma Zoom , nas seguintes datas, com os articuladores Fernando Gois e Ana Letícia Figueira (Anita);

- Segundas-feiras (05, 12 e 19 de abril), das 16h às 18h; (Fernando)

- Terças-feiras (06, 13 e 20 de abril), das 11h às 13h; (Anita)

- Quartas-feiras (07, 14 e 21 de abril), das 11h às 13h; (Fernando)

- Quintas-feiras (08, 15 e 22 de abril), das 15h às 17h; (Anita)

Sobre a Colaboradora
A Colaboradora Artes e Comunidades é uma plataforma de colaboração que congrega uma escola de formação livre a um ambiente criativo e coletivo de trabalho e experimentação. Originalmente presencial, foi adaptada ao formato online já na 2ª edição, devido às medidas de distanciamento decorrentes da pandemia da Covid-19.

Realizada pelo Instituto Procomum, é inspirada no projeto “ La Colaboradora” , programa do ecossistema de inovação social Zaragoza  Activa , na Espanha.

O resumo da edição 2020 está disponível no site do Lab Procomum  e também em vídeo, no Youtube por este link  e também este , no canal do instituto

Sobre o Instituto Procomum
O Instituto Procomum é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para ativar e participar de redes cujo foco é promover a transformação social e inventar um mundo comum entre diferentes.