Gibiteca de Santos participa da Semana da Cultura Caiçara com oficina e debate
Por #Santaportal em 14/03/2016 às 08:19
CULTURA – A Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes vai participar nos dias 19 e 20, da Semana da Cultura Caiçara com uma oficina de HQs e um debate sobre cultura, ambos os eventos com entrada gratuita.
A Semana de Cultura Caiçara foi instituída por decreto municipal em 2013 e, este ano, acontece em vários pontos da cidade e também na Ilha Diana entre os dias 15 e 21. O intuito é fomentar a cultura caiçara e não deixar que algumas tradições sejam esquecidas.
A oficina sobre como desenhar uma HQ com temas caiçaras começa às 10 horas de sábado, dia 19, e será ministrada por Clayton InLoco. Quem quiser participar basta comparecer munido de lápis, papel e borracha.
Clayton InLoco estudou na Quanta, Academia de Artes. É natural da Baixada Santista e a HQ “Hurulla”, lançada no início de 2015 pela editora carioca Devaneio, é resultado de um projeto feito em sistema de financiamento coletivo. Também em abril do ano passado, Clayton conseguiu viabilizar o segundo volume de Hurulla, pelo mesmo sistema. As duas revistas contam as aventuras de um personagem bárbaro que vive numa era de magia e mistérios, em meio a cavaleiros poderosos e mulheres sensuais.
Já no domingo, dia 20, acontece um debate sobre como se fazer cultura em Santos e região. Participam o jornalista e editor Marcus Vinicius Batista, da editora santista Ateliê de Palavras, o crítico de cinema André Azenha, o poeta Valdir Alvarenga, responsável pela revista Mirante e o coletivo da Santos Comic Expo. A entrada é franca e o debate acontece a partir das 17h30.
Além da Gibiteca, apoiam a iniciativa o Sesc Santos, o Engenho dos Erasmos, UniSantos – através da Estação Bistrô –, Oficinas Pagu, Pizzaria Sétima Avenida, Caiçara Home Brew Cervejaria artesanal, SEDUC (Secretaria Municipal de Educação), SEMES (Secretaria Municipal de Esportes), SETUR (Secretaria Municipal de Turismo) e outros parceiros.
O equipamento fica na avenida da praia, no posto 5, em frente à rua Osvaldo Cruz, no Boqueirão, Santos. Mais informações pelo telefone 32881300.