Físico e astrólogo explicam eclipse lunar e 'Lua de Sangue' que ocorrem neste domingo
Por Marcela Ferreira em 15/05/2022 às 08:00
Um eclipse total da lua acontece na madrugada desta segunda-feira (16), e poderá ser visto no Brasil. O fenômeno, que não é tão comum, chama a atenção por diversos motivos, seja pelos impactos observados na Terra, ou por motivos místicos, que atraem o interesse dos esotéricos.
O professor de Física da Universidade Santa Cecília, Luiz Fernando Gonçalves Nogueira, explica que o eclipse é o nome dado ao fenômeno ocorrido quando a sombra da Terra bloqueia a luz do Sol, impedindo que a luz ilumine a Lua, total ou parcialmente. “Existem três tipos de eclipses lunares: total, parcial e penumbral. O eclipse lunar total ocorre quando a Lua fica posicionada totalmente na área da sombra, formada pela sombra da Terra. Neste fenômeno, a Lua fica completamente escura”, diz.
O eclipse lunar total é o caso do fenômeno que poderá ser observado nesta segunda-feira. “Neste dia 16 teremos o eclipse lunar total, que formará a “Lua de Sangue”. Este eclipse é chamado assim, pois a Lua ficará na sombra da Terra, ou seja, o Sol, a Terra e a Lua estarão alinhados, sendo que a Terra ficará entre os dois”, diz o professor.
Ainda de acordo com o físico, o termo “Lua de Sangue” faz uma referência à tonalidade avermelhada que a Lua fica nesta categoria de eclipse. “Isto é consequência da refração e da dispersão da luz do Sol na atmosfera da Terra que desvia apenas certos comprimentos de onda para dentro da região da umbra”, conta.
Neste tipo de eclipse a cor avermelhada chama atenção do cérebro das pessoas e de alguns animais, isso comprova o uso da cor vermelha nas placas de sinalização.
Este fenômeno, no Brasil, poderá ser visto e começará já no domingo, quando a Lua começará a perder o brilho. O evento deve começar por volta das 23h28min de domingo (15) e terminará às 3h50 de segunda-feira (16), ou seja, de madrugada. O próximo eclipse total da Lua deve ocorrer apenas em 2025.
Impactos na Terra
Segundo o professor, o eclipse será determinante nos próximos dias para definir a tábua das marés, que estão diretamente relacionadas às fases da Lua. No caso deste fenômeno, poderá se notar tanto a alta quanto a baixa da maré até o dia 18 de maio.
“Se você já passou um dia na praia, provavelmente deve ter notado o vai e vem do mar. Este fenômeno de vai e vem é denominado maré. O principal responsável por esse efeito é a Lua. Assim, as marés surgem decorrentes dessa atração gravitacional que a Lua exerce nas águas dos oceanos. Aqui no Litoral, vamos perceber uma maré mais alta do que o comum, e mais baixa também, entre os dias 13 e 18 de maio”, diz o professor Nogueira.
O que diz a astrologia
Apesar de não haver comprovação científica, a crença na astrologia vem de povos antigos. Por isso, há estudiosos e seguidores do esoterismo que explicam os impactos do eclipse lunar em diferentes aspectos da vida das pessoas de acordo com seus signos.
O astrólogo George Jorge conta que o eclipse terá seu auge à 1h12 da madrugada de segunda-feira (16), e terá a “Lua de Sangue”. O fenômeno trará impactos especialmente para os signos de Touro, Escorpião, Leão e Aquário, todos do terceiro decanato.
“Interessante que neste ano nós teremos quatro eclipses. Já tivemos o primeiro no dia 30 de abril, do signo de Touro e no dia 16 de maio, agora, será no signo de Escorpião. No dia 25 de outubro também no signo de Escorpião, e o próximo e último será no dia 8 de novembro, no signo de Touro. Geralmente os eclipses sempre ocorrem em pares, um solar e um lunar, um solar e um lunar”, diz o astrólogo.
“Os eclipses lunares, eles ocultam a lua, então o conteúdo desse eclipse é estarmos mais voltados para o aspecto material, menos emocionais e mais racionais”, completa George Jorge.
O especialista ainda diz que o eclipse pode ter aspectos favoráveis, e outros mais negativos. “Ele é favorável para limpar e desfazer sentimentos ruins que a gente vem carregando do passado, esse é o lado positivo. Já o lado negativo de um eclipse são as manifestações coletivas que a gente tem de violência e violência em grupo. E é bom destacar que os eclipses têm um efeito sobre o campo eletromagnético da Terra”, explica. De acordo com o astrólogo, os efeitos geográficos poderão durar meses no Brasil.
“No aspecto pessoal, os eclipses representam revisões e crises. Sabe aquele assunto da sua vida que precisa de mais atenção, de mais energia? Aquilo que estava estagnado, paralisado? Pois é, é aí que o eclipse pega. E nesse eclipse do dia 16 de maio, haverá a presença de Saturno bem forte e também de Urano. Então, nós temos restrições, endurecimentos e obstáculos para o mundo. Com temas muito sérios para o governo do Brasil”, diz.
“Os signos que serão mais afetados pelo eclipse serão Touro, Escorpião, intensamente também pra Leão e Aquário, todos do terceiro decanato. Para evitar qualquer tipo de situação, é bom evitar qualquer atividade importante nas 24 horas que antecedem o eclipse, até as 24 horas posteriores. Por exemplo, abertura de empresa, contratos ou qualquer tipo de atividade que você julgue importante”, finaliza.