26/02/2015

Ex-ponta direita do Santos FC, Dorval completa 80 anos

Por #Santaportal em 26/02/2015 às 17:32

SANTOS FC – Um dia após o ex-ponta esquerda do mítico Santos Futebol Clube-SP dos anos 60, José Macia, o Pepe, completar 80 anos, o ex-ponta direita da mesma equipe, Dorval Rodrigues, o Dorval, ou Macalé, também se tornou octogenário. Nascido em 26 de fevereiro de 1935, o ex-camisa 7 formou o “Ataque dos Sonhos” ao lado de Coutinho, Pelé e Pepe e levou o Peixe à fama mundial com o Bicampeonato da Taça Libertadores da América e, 1962 e 1963 e o Bicampeonato Mundial nos mesmos anos.

Dorval iniciou a carreira no Santos FC-SP vindo do Grêmio Força e Luz, do Rio Grande do Sul, que já não existe mais. Em terras gaúchas Macalé atuava na ponta esquerda.

A estreia no Alvinegro Praiano aconteceu no dia 20 de maio de 1956 em partida amistosa no Estádio Mário Alves de Mendonça, em São José do Rio Preto (SP), na vitória por 3 a 1 frente do América-SP com gols de Pagão, Alfredinho e Tite. O Peixe foi escalado com Manga (Osvaldo); Hélvio (Sarno) e Ivan; Ramiro, Formiga (Feijó) e Zito; Alfredinho (Dorval), Jair Rosa Pinto (Pepe), Pagão (Del Vecchio), Vasconcelos e Tite. O técnico era Luiz Alonso Perez, o Lula.

Dorval atuou em 612 partidas pelo Santos FC-SP, com 198 gols marcados. É o 6º maior artilheiro do time da Vila Belmiro. A última vez em que vestiu a camisa do Peixe foi no dia 23 abril de 1967, na vitória sobre o Bangu-RJ por 3 a 0. A partida, disputada no Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) foi válida pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Ele entrou no confronto no lugar do ponta-direita Copeu. Edu, duas vezes, e Pelé foram os autores dos gols.

As fantásticas atuações com a camisa do Santos FC-SP renderam ao craque Dorval convocações à Seleção Brasileira. Com a amarelinha ele atuou em 13 partidas e marcou um gol.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.