Estado de São Paulo deve ter temporais e quatro frentes frias em novembro
Por Fábio Pescarini/Folhapress em 01/11/2024 às 11:00
A previsão do tempo para São Paulo no mês de novembro aponta que o estado deve ter temporais e quatro frentes frias. O prognóstico é da Climatempo.
De acordo com a agência, durante o mês que começa nesta sexta-feira (1º), o estado terá chuva regular, mas com riscos de temporais em várias áreas.
O volume de chuva deve ficar dentro da média climatológica para o mês em regiões como a Grande São Paulo e o litoral. Mas deve chover mais em Presidente Prudente, Ribeiro Preto, Sorocaba e na serra da Mantiqueira.
Com base em dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a Climatempo diz que a média de precipitação em novembro, em diversas partes do estado, varia de 180 mm a 220 mm. Na capital paulista, ela é de 143.9 mm.
“As quatro frentes frias esperadas, além de estimular chuva no interior do estado, também terão potencial para causar queda de temperatura notável”, diz a Climatempo.
A temperatura tende a ficar ligeiramente acima da média no oeste e no norte paulista, incluindo regiões de Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, e dentro do habitual para a época no centro, no sul e no leste, com destaque para as regiões de São Carlos, Campinas e Sorocaba, a Grande São Paulo e o litoral.
Na cidade de São Paulo, a mínima média é de 17,3°C e a máxima, de 26,9°C.
“As pancadas de chuva serão frequentes no decorrer do mês por todo o Sudeste, porque além da presença de ar quente e úmido, a passagem de frentes frias pela costa da região vão estimular a ocorrência das pancadas de chuva à tarde ou à noite, que já são típicas nesta época”, diz a Climatempo.
Para esta sexta-feira (1º), a temperatura deverá oscilar entre 15°C e 28°C, de acordo com o Inmet no município de São Paulo. Principalmente pela manhã, o céu deverá ter muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada.
“As chuvas devem retornar na forma de pancadas no fim de semana”, alerta para a capital paulista o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura paulistana.
Chuvas pelo Brasil
Boletim publicado pelo Inmet aponta que há previsão de chuva entre os padrões normais e acima da média para grande parte da região Sudeste.
Em São Paulo, o mapa aponta para chuva além do tradicional nas regiões sul, central e norte de São Paulo, além do litoral paulista.
Praticamente todo o Rio de Janeiro deve ter chuva acima da média, além de Minas Gerais.
A precipitação também deve ser maior, de acordo com o instituto federal, em Goiás, no centro-leste do Mato Grosso, no Acre, em Roraima, e no noroeste e no sudeste do Amazonas.
“Em grande parte da região Nordeste, centro-norte do Pará, Amapá, Roraima, bem como o sudoeste do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, são previstas chuvas próximas e abaixo da média climatológica”, afirma o boletim.
O texto diz ainda que há previsão de pouca chuva para o nordeste da região amazônica e grande parte da região Nordeste do país.
A Climatempo afirma que o fenômeno La Niña ainda não está tecnicamente configurado, mas na costa do Peru no Oceano Pacífico, as temperaturas estão ligeiramente abaixo da média nos últimos dois meses.
“Este resfriamento do Pacífico na costa peruana terá influência nas precipitações e na temperatura do mês de novembro no Brasil”, afirma a agência. “Um dos efeitos é facilitar a organização de corredores de umidade entre o Norte, o Centro-Oeste e o Sudeste, gerando grandes e persistentes áreas de chuva.”