Escritor e psicanalista Contardo Calligaris morre aos 72 anos
Por #Santaportal em 30/03/2021 às 15:04
MORTE – O psicanalista e escritor Contardo Calligaris morreu nesta terça-feira (30), aos 72 anos. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, realizando tratamento contra um câncer. No último domingo (28), a equipe do escritor desmentiu notícias de sua morte. Seu falecimento nesta terça foi confirmado em uma publicação no Instagram pelo filho, Max Calligaris.
Natural de Milão, na Itália, teve aulas com os filósofos Roland Barthes e Michel Foucault nos tempos em que estudou na Suíça e na França.
A relação de Calligaris com o Brasil começou em 1986, quando veio ao país divulgar seu primeiro livro, “Hipótese Sobre o Fantasma”. Mudou-se de Paris para cá em 1989.
Em 1999, tornou-se colunista da Folha de S. Paulo. Nesta segunda, 29, o jornal anunciou que ele passava por um tratamento de saúde. Seu último texto foi publicado em 17 de fevereiro.
Calligaris escreveu livros de ficção como “Conto de Amor” e “A Mulher de Vermelho e Branco”. O protagonista desses livros, o também psicanalista Carlo Antonini, se tornou a estrela da série “Psi”, criada pelo escritor e dirigida por seu filho, Max, para a HBO. Chegou a concorrer ao Emmy Internacional de melhor série dramática em 2015.