11/12/2017

Edinho, filho de Pelé, faz pedido de liberdade ao STF

Por #Santaportal em 11/12/2017 às 18:07

BRASIL – O ex-goleiro Edison Cholbi Nascimento, o Edinho, filho do Rei Pelé, pediu para ser solto ao apresentar habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF). Edinho já foi condenado em segunda instância por lavagem de dinheiro e ligação com o tráfico de drogas, mas agora quer recorrer em liberdade.

O filho mais velho de Pelé está preso desde julho deste ano, sendo a quinta prisão desde o caso desvendado em 2005. O ex-goleiro foi condenado há 12 anos e já cumpriu parte da pena. Ele havia sido preso em fevereiro de 2017, porém, depois de apelações da defesa, o condenado recebeu o direito de responder o processo em liberdade.

Edinho, que tem passagens pelo Santos, vinha tentando retomar a carreira como treinador de futebol. No habeas corpus apresentado ao STF, ele é identificado até mesmo como “técnico de futebol”. A defesa recorreu ao Superior Tribunal de Justiça, mas não obteve sucesso, pois o ministro Antonio Saldanha negou o pedido e citou que a decisão do STF em 2016 que permitiu a prisão após condenação em segunda instância.

O ministrou lembrou também que a orientação era começar a executar a pena somente após do trânsito em julgado, quando não há mais possibilidade de recurso.

Em contrapartida, a defesa alegou no STF que existe um recurso ainda não julgado que poderá recertar a condenação e prisão de Edinho. Afirmando ainda que a permanência do condenado representaria ‘dano irreparável’.

A análise do caso de Edison Cholbi Nascimento ainda não se esgotou, portanto, é de praxe negar o habeas corpus quando ainda não se esgotou a julgamento do pedido no STJ no STF. Mas, a defesa destaca que a liberdade dele é uma medida urgente a ser determinada, autorizando assim uma maleabilidade da regra.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.