09/03/2022

Doria libera uso de máscara em ambientes abertos no estado de São Paulo

Por Santa Portal em 09/03/2022 às 13:33

Pixabay
Pixabay

O governador João Doria (PSDB) assinou, nesta quarta-feira (9), o decreto que libera o uso de máscaras em ambientes abertos do estado de São Paulo. A decisão já está em vigor.

Em meio ao ar livre do jardim do Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, Doria retirou a máscara para fazer o anúncio. Outros locais inclusos na liberação são ruas, praças, parques, estádios de futebol, centros abertos para eventos, autódromos, entre outras áreas.

No entanto, o governador reforça que o uso de máscara continua obrigatório em espaços fechados, a exemplo de salas de aula, transporte público, cinemas, escritórios, teatros, entre outros.

O uso de máscaras nas escolas ainda está sendo definido, pois irá depender da cobertura vacinal entre crianças e adolescentes.

O coordenador executivo do comitê científico, João Gabbardo, fez recomendações, principalmente a pessoas considerada grupo de risco.

Pessoas com sintomas gripais, imunossuprimidos e com doenças crônicas, que tenham sintomas gripais ou não estão vacinadas devem continuar a usar máscara mesmo em espaços livres. Em ambientes com grandes aglomerações, a recomendação também é se proteger, especialmente quem estiver sob maior risco.

Futebol

Doria ainda anunciou que estádios de futebol e de outras atividades ao ar livre podem receber 100% do público, sem necessidade de máscara.

A liberação se dá pelo avanço da cobertura vacinal. De acordo com o Vacinômetro, do governo estadual, 89,26% de toda a população acima dos cinco anos está com o esquema vacinal completo.

Na coletiva, o governador ainda adiantou que caso em duas semanas tudo corra bem – ou seja, um aumento na vacinação, nos índices de aplicação da terceira dose, o avanço na vacinação das crianças -, o governo pode anunciar a liberação completa do uso de máscaras em todos os ambientes. Ele reforça, no entanto, que esta é uma antecipação e depende da consciência da população em continuar se cuidando.

Segundo dados apresentados pelo secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, a taxa de ocupação de leitos no estado é de 37,6%. O número de internações teve queda de 28,5% e o número de óbitos reduziu 56% nos últimos 30 dias.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.