09/06/2021

Dique da Vila Gilda, em Santos, tem projeto para revitalização com habitações sustentáveis

Por Santa Portal em 09/06/2021 às 20:36

Um estudo para a transformação do Dique da Vila Gilda, na Zona Noroeste de Santos, foi divulgado pela prefeitura nesta quarta-feira (9). O projeto foi chamado de Parque das Palafitas. As moradias que existem sobre a região de mangue, de forma irregular, darão lugar a habitações sustentáveis.

A ideia é a construção de conjuntos habitacionais na área seca do mangue, próximos à via, e de casas com estrutura pré-fabricada sobre a água. Os prédios abrigam a caixa d’água e deles ocorre a distribuição de energia elétrica e da estrutura de saneamento para todas as unidades. 

A proposta para o Dique da Vila Gilda começou a ser desenvolvida em 2018 e ainda está em fase inicial, juntamente com o escritório do arquiteto curitibano Jaime Lerner, falecido recentemente, com recursos da organização empresarial Comunitas.

Projeto

O projeto também prevê uma área de lazer, uma área para o comércio, equipamentos públicos, parques e áreas para regeneração do mangue.

Projeto Dique da Vila Gilda
A ideia é construir conjuntos habitacionais na região. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos)

“Muitas pessoas não se adaptam a lugares distantes e acabam voltando para o seu local de origem. Trata-se de um projeto inovador do Brasil. Queremos ordenar as palafitas e promover a recuperação ambiental. Queremos que as pessoas habitem o local com o qual já estão familiarizadas, mas com dignidade. Com saneamento, energia elétrica e moradia adequada”, explicou o prefeito Rogério Santos.

A intenção, segundo o prefeito, é que as primeiras moradias do novo Dique da Vila Gilda sejam entregues até o final de 2024.

Projeto Dique da Vila Gilda
Projeto inclui a construção de unidades sobre a água. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos)

“É a maior palafita do Brasil, com vários problemas sociais. Ainda temos que superar muitas barreiras como as ambientais, a busca de recursos, o que faremos com planejamento e trabalho técnico. É um resgate da cultura das pessoas que moram ali e do bom convívio com o meio ambiente, o oceano e o mangue”.

A construção de unidades sobre a água é uma quebra de paradigma, segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Glaucus Farinello. “Hoje, não temos áreas disponíveis para produzir todas as moradias necessárias. Esses estudos trouxeram essa reflexão, que levou a esse projeto”. 

Estudos 

Projeto Dique da Vila Gilda
Prefeitura também realizou levantamentos aerofotogramétricos. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos)

O secretário de Desenvolvimento Urbano também informou que a Prefeitura já possui estudos ambientais da área. Um desses estudos é derivado do projeto Santos Novos Tempos, que aponta cotas seguras para construção de moradias, levando em conta questões de enchentes, além de análises de viabilidade das fundações.

A Prefeitura também possui levantamentos aerofotogramétricos, que permitem que se mensure o número de moradias que precisarão ser construídas.  

“Nosso trabalho agora é vencer todas as questões e desafios técnicos. Vamos nos concentrar nesse projeto-piloto, conversar com a sociedade, para que possamos replicá-lo posteriormente, a médio e longo prazo”, completou Glaucus.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.