Com grande público, Lúcia Teixeira lança "Caminho para ver Estrelas" na Unisanta
Por Rodrigo Martins/#Santaportal em 26/03/2019 às 23:04
LANÇAMENTO – Com grande presença de público, a presidente da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Lúcia Teixeira, lançou na noite desta terça-feira (26), no Auditório do Bloco E da Unisanta, o seu mais recente livro, intitulado “Caminho para ver Estrelas”.
Em uma cidade praiana, que pode ser Santos ou qualquer outra, os jovens acordam infectados com uma misteriosa doença: perderam a capacidade de imaginar, de ter desejos, de criar, de acreditar em si mesmos e não conseguem mais enfrentar frustrações. Os adolescentes Lucas e Ana são os narradores desses fatos e passam a viver nesse dia em universos paralelos, que dão origem a histórias diferentes no espaço-tempo, em mundos medonhos e sombrios.
A partir dessa insólita epidemia se desenvolve a trama de “Caminho para ver estrelas”, de Lúcia Teixeira, escritora, psicóloga, educadora e presidente da Universidade Santa Cecília. “Trata-se de uma aventura de adolescentes. Eles viajam no tempo e falamos sobre vários temas atuais como o meio ambiente, ansiedades, depressão… e ao mesmo tempo, sobre caminhos para a gente ajudar pessoas e que cada um veja a sua estrela”, disse.
Com uma narrativa ágil e não linear, como um game de takes rápidos e muita ação, os personagens Lucas (presente como criança nos dois livros infantis anteriores) e Ana seguem uma jornada nas fendas entre passado e presente, ao lado de pessoas comuns, seres malignos e visões apocalípticas de um futuro próximo do Planeta.
A ideia para a obra surgiu dos questionamentos da autora. Falar de jovens e para jovens é um desafio que ela assumiu com a proposta de escrever para pessoas de todas as idades: “Para qualquer idade, as questões do livro podem ser um encontro com aquele adolescente que cada um foi, com seus sonhos e utopias. Além disso, todos querem ser jovens, é uma fase muito idealizada da vida. O jovem aparece como um retrato, antenas da nossa sociedade. Se todos desejam ser jovens, eternamente, para que eu quero crescer? Os jovens muitas vezes não aceitam e questionam o que as gerações anteriores fizeram e não encontram saídas para o futuro”, destacou.
Assim, procuram realidades paralelas para fugir desse mundo em que acreditam não haver lugar para eles. A escritora procura inspirar esses jovens a encontrar o seu lugar, sua autoestima e a resgatar sonhos, mostrando que a ação deles, no presente, pode mudar o amanhã. “”O Caminho para ver Estrelas” é para os jovens e, também, para que os adultos possam ver esse jovem que existe dentro de cada um de nós. Esse jovem a gente não pode deixar morrer. É uma aventura, um dos personagens leva o nome do meu filho Lucas. Uma homenagem a ele e a todos os outros jovens, que nós queremos desejar o melhor futuro do mundo”, concluiu Lúcia Teixeira, enquanto atendia o público.
Inicialmente, a noite de autógrafos estava marcada para acontecer das 18h30 até 21h30. No entanto, como o público continuava chegando mesmo após às 21h, formando inclusive uma fila do lado de fora do Auditório do Bloco E da universidade, Lúcia Teixeira estendeu um pouco mais a assinatura dos livros e posou para fotos. O ator Oscar Magrini e os músicos da banda Aliados, além de personalidades e autoridades da região, marcaram presença no evento.
A obra, editada pela Cortez e pela Unisanta, completa a trilogia do tempo iniciada com os livros infanto-juvenis “Tudo é possível” e “O segredo da longa vida”.
Toda a renda dos direitos autorais da autora será para entidades beneficentes. No lançamento, o preço do livro era R$ 35 e, posteriormente, R$ 38,00 será o valor cobrado nas livrarias.
Mudança de nome – Vale ressaltar que a autora de “Caminho para Ver Estrelas” e outras obras assinava como Lúcia Teixeira Furlani até junho de 2014, passando a utilizar o nome Lúcia Teixeira após essa data.

Divulgação/Assecom Unisanta