31/10/2014

Campas do Paquetá, em Santos, podem ser localizadas pela internet

Por #Santaportal em 31/10/2014 às 17:38

SANTOS – O cemitério mais antigo de Santos, o Paquetá, agora conta com uma novidade tecnológica.Os munícipes já podem consultar a localização das campas de 27 mil sepultados que agora faz parte do Sistema de Informações Geográficas de Santos (SIG Santos). Além disso, o local ganhou câmeras de monitoramento, novos computadores entre outras melhorias. Os outros cemitérios da cidade também farão parte do sistema.

O munícipe deve acessar o site do sistemae clicar em Cemitérios, depois é só digitar o nome do procurado, data de falecimento, nome do responsável, número da ala, campa ou entidade.Após a consulta, é aberta ficha do sepultamento que inclui a indicação da localização em mapa.

De acordo com a prefeitura, todas as fichas de sepultamentos que estavam em papéis, a partir de 1938, foram inseridas no sistema e as campas georreferenciadas (coordenadas em mapa), em ação conjunta entre as secretarias de Serviços Públicos (Seserp), Gestão (Seges) e de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

História
O cemitério do Paquetá recebeu o seu primeiro sepultamento oficial em 1854 e foi o único da cidade até 1892. Nele estão sepultados grandes vultos da história de Santos, como os poetas Vicente de Carvalho e Martins Fontes, o pintor Benedicto Calixto e o ex-governador Mário Covas. O local reúne inúmeras lápides, esculturas, bustos, mausoléus, entre outras peças arquitetônicas de valor inestimável. O portal monumental com inscrição em latim, o traçado com circulação interna, a capela do Santo Cristo e 26 túmulos são tombados (protegidos).

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.