19/12/2021

Bolsonaro diz que crianças só serão vacinadas com autorização dos pais e laudo médico

Por Santa Portal em 19/12/2021 às 17:33

Reprodução/VTV
Reprodução/VTV

O presidente Jair Bolsonaro disse durante passeio neste domingo (19) pela Fortaleza de Itaipu, em Praia Grande, que a vacinação para crianças no Brasil será realizada apenas com a autorização dos pais e com um laudo médico que ateste que o paciente pode receber a dose do imunizante.

“Hoje acordei 3h30, 4h liguei para o (ministro Marcelo) Queiroga e dei a diretriz. Esse assunto vai passar pelo Ministério da Saúde. Obviamente que é ele quem bate o martelo, mas está definido: vacina para criança só autorizada pelo pai. Se algum prefeito ou governador ditador quiser impor, é outra história. Mas vai ter que ter autorização dos pais, ter receita médica e a Anvisa vai fazer o controle farmacológico”, disse Bolsonaro, em entrevista à VTV, afiliada do SBT.

O mandatário voltou a criticar a Anvisa, mas ressaltou que o Ministério da Saúde vai impor medidas rígidas para liberar a vacinação em crianças. “Tem uma nota de quatro ou cinco dias atrás da Anvisa, que se a criança de 5 a 11 anos tiver dor no peito, falta de ar ou palpitações após vacinar, deve procurar um médico. Não estou fazendo juízo de valor, mas o Ministério da Saúde vai cobrar da Anvisa o que o médico deve fazer. É algo muito sério, você está mexendo com vidas. Tiveram tanto cuidado com aqueles medicamentos (que o presidente falou que funcionavam para o combate da doença), então com as vacinas tem que ter um cuidado especial. Não me chamem de antivacina, compramos mais de 300 milhões de doses. Mas toma quem quer. É voluntário, liberdade acima de tudo”, afirmou.

Já sobre a promessa de divulgar os nomes dos técnicos que aprovaram a vacinação contra covid-19 em crianças, Bolsonaro não contou se vai revelar a identidade desses profissionais. “Quem faz um ato meritoso tem que se apresentar para ganhar medalha”, comentou, em tom irônico.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.