Baixada Santista tem queda de 19% em mortes de acidentes no trânsito em cinco anos
Por #Santaportal em 10/05/2021 às 10:36
BAIXADA SANTISTA – A região da Baixada Santista tem queda de 19% nos óbitos em acidentes de trânsito, desde 2015, ano em que se iniciou a série do Infosiga, sistema gerenciado pelo programa Respeito à Vida e Detran.SP.
Já no Estado de São Paulo a queda nas fatalidades foi de 32%, mesmo com o crescimento de 50% de sua frota de veículos. O resultado é de 2.372 vidas salvas desde 2010.
Reduzir este tipo de ocorrência por meio de ações baseadas em evidências científicas é meta da Organização das Nações Unidas, na chamada Década da ONU. A entidade realiza entre os dias 6 e 12 de maio a 6ª Semana Mundial sobre Segurança no Trânsito. Foi justamente em maio que a ONU decretou a Década de Ação para salvar vidas no trânsito. Com isso, o balanço das ações sempre é realizado neste mês em todo o mundo.
De acordo com o Infosiga SP, que publica mensalmente estatísticas sobre acidentes com vítimas de trânsito nos 645 municípios do Estado, 94% dos acidentes fatais envolvem falha humana. Os dados de São Paulo, por meio do Infosiga, possibilitam ações mais assertivas na promoção de políticas públicas de redução de acidentes. Uma postura cidadã e preventiva é fundamental para um trânsito mais humano e seguro. A mudança de comportamento é um elemento chave, afirma o diretor-presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto.