Sabores que oferecem novidade, satisfação máxima e benefícios direcionados à saúde, impulsionarão a preferência do consumidor em 2022, de acordo com Kerry, empresa de sabor e nutrição.





As tendências que foram aceleradas pela pandemia da covid-19 desenvolveram-se e serão mais sofisticadas em 2022, com os consumidores buscando novos sabores com formatos e sabores familiares - levando à combinações interessantes como cerveja misturada com kombucha e sálvia, ou milkshake de chocolate com lavanda.





Os insights para 2022 dos Taste Charts da Kerry, revelam os sabores e ingredientes que vão inspirar alimentos e bebidas inovadores na América Latina, América do Norte, Europa, Ásia Pacífico, Oriente Médio e África durante o próximo ano.





A Kerry utiliza uma série de fontes para criar os gráficos e fornecer uma análise profunda das tendências de sabor, desde a verificação da atividade de lançamentos de produtos, análise de menus de restaurantes e cafés, relatórios de pesquisa, além das ferramentas proprietárias da Kerry, tais como o Trendspotter, que analisa conteúdos influenciadores nas mídias sociais.





Tendências de sabores para 2022





O desejo por sabores autênticos é impulsionado pelo interesse de bem-estar a longo prazo e pela saúde geral após a pandemia da covid-19. Enquanto o desejo por mais sabores novos, como sobremesas e bolos é liderado pelos consumidores que buscam surpresa e diversão de seus alimentos e bebidas. As restrições ao movimento também levaram os consumidores a viajarem pelo mundo através de seus paladares, com sabores étnicos, como Pizza, Chimichurri e milho mexicano com tendência em snacks.





Indulgência e conforto também serão importantes para os consumidores em 2022 com sabores tradicionais como chocolate. Além de sabores doces como churros, brownie e marshmallow.





Enquanto isso, com um foco crescente na saúde intestinal, no suporte imunológico e no bem-estar emocional. Os consumidores estão procurando alimentos e bebidas melhores que os façam sentir que estão assumindo um papel ativo em sua saúde futura. Mas também tenham um sabor excelente, como caramelo, doce de leite e manteiga de amendoim





Pandemia





Comentando o relatório Taste Trends, Deni Sheridan, Gerente de Consumer Insights da Kerry disse: "A pandemia da covid-19 afetou os consumidores em um nível profundamente emocional. Mudando as suas prioridades e percepções sobre saúde e bem-estar. Isto certamente impactou suas preferências gerais por alimentos e bebidas, desafiando a indústria a criar novos sabores que impulsionarão o novo desenvolvimento de produtos.





Os sabores e ingredientes emergentes mostram um consumidor proativo, procurando alimentos e bebidas funcionais que ajudem em seus objetivos gerais de saúde e bem-estar.





Além disso, no atual mercado do turismo, viajar através dos sabores tem crescido significativamente. Com os sabores asiáticos e latino-americanos prontos para reaparecer em alimentos e bebidas emergentes.





Vemos os consumidores buscando um elemento de surpresa nos formatos tradicionais, bem como conforto - as marcas podem apelar para este desejo de novidade ao emparelhar sabores emergentes e em ascensão com clássicos antigos.





Contudo, também nos últimos anos, devido à constante migração, a América Latina tem sido fortemente influenciada por pratos estrangeiros, especialmente asiáticos. Vemos esta influência começar a ter um importante efeito sobre os sabores emergentes em várias categorias de salgadinhos e salgados. Sabores tais como molho de soja, sriracha, teriyaki, wasabi, etc. Sendo assim, é muito enriquecedor ver como estes sabores estrangeiros são misturados com os pratos locais.





Nutrição Sustentável





A sustentabilidade é outro fator importante e os consumidores agora buscam ingredientes que tenham procedência responsável. Pesquisas recentes da Kerry descobriram que, globalmente, 49% dos consumidores estão agora considerando a sustentabilidade ao comprar alimentos e bebidas.





"Os consumidores também estão buscando ativamente alimentos e bebidas sustentáveis que tenham um impacto significativamente positivo no planeta. Bem como em sua saúde e bem-estar pessoal, procurando produtos com ingredientes amigáveis ao consumidor, alegações de rótulos limpos e ingredientes de origem local. Nos gráficos, vemos esta demanda por meio de ingredientes como o açafrão, aveia e açaí. Isto tudo está contribuindo para as tendências de sabor que estamos vendo hoje, que apontam para experiências gustativas mais autênticas", diz Deni.





Contudo, em um ambiente dinâmico e em rápida mudança, a inovação nunca foi tão importante para atender às preferências do consumidor. E o sabor é o primeiro lugar para começar.