As inscrições para o Festival Santos Café 2022 estão abertas. Em meio a dezenas de opções de lazer e compras também terá espaço para os amantes dos grãos aprenderão mais sobre a bebida e/ou como prepará-lo em diversos pratos.





A oficina, ‘Coquetéis com Café’, ministrada por Marcelo Malanconi e Aline Araújo, vai ensinar como fazer três bebidas: Coffe Negroni, Ouro Verde e Black Strap. O curso, que acontece no dia 9 e 10 de julho, às 13h e 16h, no Rei do Café (Rua Gonçalves Dias, nº34/36), terá quatro turms de 10 vagas.





Gastronomia





Os que desejam aprender a preparar delícias salgadas ou doces com café, poderão participar de aulas com as chefs Glaucia Rodrigues e Margot Lambert, no dia 9 de julho, às 11h, no Paço Municipal (Praça Mauá, s/nº). As especialistas, vão ensinar 40 alunos a preparar biscoitos de chocolate com laranja, incluindo versão sem glúten e lactose. O doce é indicado para harmonizar com café e haverá demonstração com a bebida em aula.





O chef Junior Monteiro, do Estação Bistrô Restaurante-Escola, vai ensinar à 40 pessoas, no mesmo dia, como fazer um delicioso filé de sobrecoxa glaceada com café, às 15h.





Como preparar um brownie de chocolate com café com ganache de café, é o tema da oficina do dia 10, às 11h, com 40 vagas. A professora será Maristela Fernandes, da Miss Docinho, que vende sobremesas para restaurantes e também por encomenda. 





Aos participantes, solicita-se que levem uma lata de leite em pó, que será doada ao Fundo Social de Solidariedade de Santos (FSS). Recomenda-se chegar com 15 minutos de antecedência.





Palestras





O Museu do Café (Rua XV de Novembro, 95, com entrada pela lateral, na Rua Frei Gaspar) vai realizar três palestras, cada uma com 60 vagas, o dia 9, às 15h. “O que é um café de qualidade?”, a cargo de Úbion Terra, diretor executivo da O’Coffee Brazilian Estates, é um dos temas. Em seguida, às 16h30, Monica Pinto, coordenadora de Projetos da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), falará sobre “Novas tendências de consumo de café”.





Já no dia 10, às 11h, o assunto a ser abordado será “Mercado de Cafés Especiais”, por Carolina Vono, da Moreira e Alckmin Coffees.