De olho na alimentação: a importância de diminuir o consumo de açúcar
Por Santa Portal em 01/03/2022 às 11:30
O açúcar em excesso é algo a ser evitado em todas as fases da vida. Entretanto, mesmo sabendo disso, a maioria dos adultos continua consumindo em excesso balas, biscoitos, bolos, pães, sobremesas e bebidas açucaradas.
De acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), no máximo 10% das calorias diárias devem ser provenientes do consumo de açúcar, tanto em adultos quanto em jovens e crianças. Sendo assim, considerando uma dieta de 2000 calorias, essa taxa equivale a 50 gramas de açúcar por dia, o que cabe em cerca de dez colheres de chá.
Essa recomendação vale tanto para os açúcares adicionados pelas indústrias, quanto pela população no ato de cozinhar e adoçar alimentos. “O açúcar branco é nocivo para a saúde porque fornece calorias vazias. Ou seja, livres de nutrientes colaborando para uma alimentação altamente calórica e pobre em nutrientes. Levando as alterações metabólicas que levam ao aumento da gordura abdominal e desencadeando diversos problemas na saúde. Como o aumento da glicemia e da pressão arterial”, explica Alessandra Luglio, nutricionista e consultora científica da A Tal da Castanha.
Ainda de acordo com a nutricionista, a dica é sempre buscar equilibrar as escolhas, não sendo preciso banir todas as guloseimas de vez. A primeira lição é substituir o açúcar refinado por um mais nutritivo. E que não comprometa a saúde, como é o caso do melado, açúcar mascavo e demerara.
Além disso, uma outra alternativa, é optar por alimentos sem a presença do ingrediente na composição. “Para não errar basta ficar de olho na lista de ingredientes. E, na medida do possível, escolher produtos sem adição de açúcar”.