Empresário projeta cerveja artesanal produzida em Santos para todo o Brasil

Por Guilherme Esron em 05/10/2024 às 13:00

Divulgação
Divulgação

O empreendedor Rene dos Santos, diretor administrativo da Cervejaria Everbrew, vem revolucionando o mercado de cerveja da região e hoje é referência no setor em todo o País.

Com quase duas décadas de experiência em posições gerenciais e executivas em grandes empresas de logística, Rene desenvolveu uma expertise abrangente em áreas cruciais como finanças, planejamento estratégico, gestão de pessoas e operações.

“Isso foi uma base muito importante para fazer com que meu próprio negócio começasse de maneira estruturada e pudesse crescer de forma sustentada”, lembra o empresário, que mudou-se para Santos com a mulher e os dois filhos em 2013.

Em 2016, Renê começou uma produção de cerveja artesanal em sua própria casa como hobby, mas com a visão de transformar isso em um negócio próprio. Motivado pela admiração pelo segmento e seu notável crescimento no Brasil e no mundo, ele decidiu que era o momento de materializar o seu sonho e criou então a Everbrew. “Montei o plano de negócio, criei minhas próprias receitas, desenvolvi o Branding, estruturei o plano de marketing e delineei a estratégia para empreender nesse mercado promissor”.

A Everbrew começou como uma cervejaria cigana, com a produção de forma terceirizada, onde fazia suas próprias receitas em cervejarias com capacidade ociosa, pois ainda não tinha o capital necessário para ter sua própria fábrica.

“Inicialmente foram produzidas duas cervejas diferentes e a estratégia foi direcionar parte destes lotes para um clube de assinatura de cerveja com abrangência nacional onde pude capilarizar a divulgação do meu produto e da minha marca. O restante do volume destes lotes foi vendido para distribuidores, bares e empórios especializados”, lembra Renê, que também é formado como sommelier de cerveja pelo Instituto de Cerveja Brasil e preside a Associação das Cervejas Artesanais da Baixada Santista, que visa fortalecer e fomentar o setor.

Em 2018, pensando em expandir, inaugurou um segundo negócio da marca: o Everpub, que começou como Brewpub, um espaço exclusivo destinado à criação e testes de lotes limitados das cervejas produzidas pela Everbrew. O bar conta com 14 torneiras de chopes rotativos e um cardápio diversificado e extremamente saboroso, e é point dos amantes de cervejas artesanais.

Em 2021, mesmo durante a pandemia do covid-19, Renê entendeu que era o momento ideal para dar um passo importante, pois o volume mensal de produção havia atingido um patamar onde internalizar a produção tornava-se mais vantajoso que terceirizá-la. Para concretizar esse sonho, foi necessária uma boa dose de inovação e de pensamento disruptivo por parte do empresário.

Renê inovou ao lançar uma campanha pioneira de Crowdfunding no setor cervejeiro artesanal brasileiro para construir a própria fábrica no Mercado Municipal de Santos. O financiamento coletivo não foi só um sucesso, como também revolucionou o modelo de negócio ao dar origem ao Everclub, um conceito inédito de clube cervejeiro com benefícios e vantagens exclusivas para os participantes.

“Este projeto transformador não apenas viabilizou a construção da fábrica própria, mas também criou uma nova plataforma de negócios para a marca. O Club hoje atende clientes em todo o Brasil, democratizando o acesso à cerveja artesanal de qualidade mesmo em locais distantes e pequenos, onde tradicionalmente não existem bares e empórios especializados. Essa abordagem disruptiva redefiniu a relação entre cervejarias artesanais e consumidores no mercado nacional”, diz.

A inovação de Renê não parou por aí. A criação de uma moeda própria revolucionou o segmento, introduzindo um conceito até então inédito no mercado cervejeiro artesanal brasileiro. Esta iniciativa disruptiva não apenas diferenciou sua marca, mas também provocou uma onda de mudanças em todo o setor. Outras cervejarias se viram obrigadas a repensar seus modelos de negócio, elevando o padrão de inovação em toda a indústria. “Minha busca contínua por soluções inovadoras, especialmente em momentos desafiadores, não apenas destacou meu negócio frente à concorrência, mas também catalisou uma transformação mais ampla no mercado. Esta abordagem pioneira redefiniu as expectativas dos consumidores e inspirou uma nova era de criatividade e empreendedorismo no setor cervejeiro artesanal.”

Marco histórico

Em janeiro de 2022, Renê alcançou um marco significativo com a inauguração da fábrica da Everbrew em Santos. Sob sua liderança, o empreendimento se tornou um símbolo de excelência na produção cervejeira, equipado com tecnologias de ponta em um imponente galpão de 500 metros quadrados.

A visão de Renê se materializou em uma capacidade produtiva de 65 mil litros mensais, com instalações que incluem um escritório suspenso, 16 tanques fermentadores, uma câmara fria de 50 metros quadrados e uma linha de envase capaz de processar 1000 latas por hora.

Renê, junto com seu sócio Célio Ongaro Jr, comanda hoje uma equipe de 16 pessoas na fábrica, abrangendo diversos setores. Sua influência se estende além, gerando cerca de 20 empregos indiretos em Marketing, Logística e Distribuição, além de uma equipe adicional de oito funcionários no Pub da marca.

Renê elevou a Everbrew a um patamar de reconhecimento internacional. Sob sua direção, a marca já lançou mais de 180 produtos, conquistando prêmios em festivais nacionais e internacionais. Um destaque notável é o título de Melhor cerveja Hazy IPA do Brasil, mantido por quatro anos consecutivos no ranking mundial do Untappd.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.