Economia: como fazer as compras do mês sem desperdícios e excessos
Por Santa Portal em 30/01/2023 às 09:27
Compras de mercado podem ser feitas semanal ou mensalmente. O ideal, para comprar tudo com desconto e economizar, é apostar na segunda opção. Assim, itens perecíveis e do dia a dia podem ser repostos ao longo da semana, enquanto o restante é levado na compra do mês.
De qualquer forma, apenas ir ao supermercado não vai resolver a questão dos excessos. Você pode voltar para casa com produtos a mais e até acabar deixando passar da validade. Veja dicas para prevenir tanto os desperdícios quanto para economizar.
Monte uma lista de compras
A lista de compras será seu guia para evitar trazer itens a mais e fugir do que realmente precisa. Antes mesmo de ir ao mercado, abra os armários e a geladeira. Confira o que ainda tem e o que está em falta.
Ao lado de cada produto, anote também a quantidade. Por exemplo: detergente, 3; sabonetes, 4. Com isso fica mais fácil trazer tudo certinho, sem exageros, por mais que não se trate de algo perecível.
Considere o número de pessoas que vivem na casa
Uma compra do mês para uma casa com duas pessoas é diferente daquela em que vivem seis. Por isso, enquanto monta sua lista, você precisa pensar também nos moradores.
Outra dica é observar datas comemorativas e épocas em que você recebe visitas. A ideia é simples e o que muda é a quantidade do produto. Para um casal com filhos adultos, a lista pode ser pequena ao longo do ano, mas, no Natal, com a visita dos netos e da família, as compras mudam um pouco.
Observe a validade dos produtos
Quando estão próximos de vencer, é comum que os produtos sejam encontrados com preços mais em conta. Aproveitar as promoções é importante, mas tome cuidado para não levar a mais e perder o alimento.
Precisa de um item que dure mais? Opte por validades mais longas. Sabe que aquilo será consumido em pouco tempo? Leve sem medo essas promoções de alimentos perto de vencer, mas deixe os itens sempre visíveis na geladeira.
Opte por ir às compras sem as crianças
Apesar de ser divertido sair com os pequenos, a ida ao supermercado pode não ser tão interessante com eles. Se puder, deixe as crianças em casa e vá com outro adulto.
A explicação é simples: o comércio, em geral, sempre coloca atrativos que chamam a atenção dos seus filhos; no entanto, nem sempre o preço cabe no orçamento ou o item está no que deve ser levado para casa. Assim, o risco de gastar mais e levar produtos que não vão ser consumidos é bem maior.
Vá ao mercado depois de comer
Supermercado e barriga vazia definitivamente não combinam. Como você está com fome, qualquer cheirinho já parece mais atrativo, ou seja, você vai atacar a padaria sem pensar duas vezes.
Aliás, não apenas a padaria. Quando passar na sessão dos alimentos, tudo vai parecer muito apetitoso e importante de ser levado. Na volta para casa, você se alimenta e percebe que comprou mais do que deveria. Então, para evitar isso, coma antes de ir às compras.
Vá às compras no meio do mês
Como as pessoas recebem no começo do mês, entre os dias 5 e 10, é normal optarem pela ida ao mercado nessa época. Assim, as lojas já esperam um fluxo maior de pessoas, mas precisam pensar em estratégias para o meio e o final do mês.
Se você optar por fazer a compra do mês entre os dias 15 e 25, vai notar muita diferença nas prateleiras. É possível encontrar mais ofertas e descontos, ou seja, uma chance única para economizar levando a mesma quantidade de itens.