Dia do Sushi: Kui Kitchen tem novidades para celebrar a data
Por Santa Portal em 01/11/2022 às 11:10
No dia 1º de novembro é comemorado anualmente o Dia do Sushi. Diz-se que essa data foi estabelecida no Japão há mais de duas décadas e, aos poucos, pela popularidade da iguaria, ganhou espaço no calendário brasileiro, tornando-se uma comemoração que possui alcance internacional.
Acredita-se que a forma originária do sushi surgiu no sudeste da Ásia e China, como uma técnica de preservação do alimento, cobrindo o peixe com o arroz. Ao longo dos anos, esse saber se expandiu e fixou-se no Japão, tornando-se um prato essencial da culinária nipônica.
Localizado no Miramar Shopping, no Gonzaga, o Kui Kitchen é o primeiro restaurante de Santos com festival de comida oriental que serve sushi na esteira rolante. Para comemorar a data, todos aqueles que participarem do festival do restaurante receberão de cortesia um pratinho com um combinado especial, com pratos autorais do sushiman Vitor Kuno. Entre as criações, estão Niguiri de salmão com lichia, Niguiri de carpaccio, Niguiri de atum com alcaparras, Joy de tilápia e skin com castanha do Pará.
Com uma grande variedade de pratos da cozinha asiática, o festival, servido em formato de rodízio, proporciona ao cliente uma experiência sensorial única, em um ambiente moderno e casual. No restaurante, o festival funciona da seguinte forma: por um valor único por pessoa, os clientes podem escolher entre os pratos disponíveis na esteira ou também podem usar o cardápio para fazer o pedido. Entre as opções oferecidas no festival, estão sushis, temaki, sashimi, yakisoba, camarão empanado, guioza, rolinho primavera, entre outros.
A esteira acompanha a extensão do balcão, saindo da cozinha até o último assento ou mesa, levando os pratos em direção aos consumidores.
No Japão, o conceito de sushi servido na esteira é bastante popular. Os restaurantes kaiten-zushi são a versão sushi do fast food. O sistema foi criado pelo sushiman e empresário japonês Yoshiaki Shiraishi, em 1958, como uma forma de facilitar o atendimento no balcão de seu restaurante de sushi. Inspirado na linha de produção de uma fábrica de cervejas, ele resolveu aplicar o mesmo raciocínio das esteiras rolantes para servir os clientes de uma forma mais rápida e prática. A partir de 1970, os kaiten-zushis começaram a ganhar o mundo depois que um restaurante na Osaka World Expo usou o sistema.