Conheça a cozinha de Santiago de Compostela
Por Santa Portal em 28/09/2021 às 08:41
Um dos lugares mais procurados por viajantes na Espanha, o Caminho de Santiago guarda uma série de segredos, que vão além dos religiosos ou de autodescoberta. A região reúne uma gastronomia rica, cheia de sabor e com o melhor da cozinha mediterrânea.
O chef Fred Avellar, que acaba de retornar de uma temporada no país, percorreu o caminho. Além da experiência cultural e espiritual, trouxe na bagagem uma infinidade de inspirações. São receitas, pratos, cores e sabores do lugar, que é famoso pelos pratos com batatas, peixes e frutos do mar.
Um pouco sobre a gastronomia de Compostela
Os muitos quilômetros que levam até a Catedral de Santiago de Compostela estão recheados com ótimas opções de hospedagem e bons restaurantes. Caminhar por tanto tempo e em variadas condições climáticas, exige do andarilho uma força extra na alimentação.
Em geral, os restaurantes pelo caminho oferecem o chamado “menu peregrino”. Especialmente preparado para os caminhantes, ele conta com um preço mais acessível e é muito bem servido. Quase sempre é servido no jantar, por volta das 19h, e conta com um primeiro prato, um segundo prato, sobremesa e vinho ou água.
Destaques do cardápio de Santiago
A região é conhecida por pratos com bacalhau e frutos do mar. Um dos mais conhecidos dos andarilhos é o “Polvo a feira ou Polvo a galega”. “É um polvo cozido, temperado com sal e páprica picante que acompanha batatas fritas. Todos que percorrem o caminho têm que provar e às vezes comem até enjoar”, acrescentou Fred.
Outro prato tradicional é o “Caldo Galego”, uma versão espanhola do caldo verde.
Entre as memórias de sabores mais presentes, Fred destaca o “Ovo Peregrino”: “É um prato delicioso e relativamente simples. Era servido no café da manhã para dar energia para encarar a caminhada”. Nas mãos do chef o prato ganhou uma releitura brasileira. Ele substituiu a batata por inhame cará para conseguir um sabor inusitado e uma aparência que lembra um ovo frito. “O cará tem essa aparência mais branquinha e no prato parece um ovo frito, o que dá um resultado visual impactante para quem experimenta”. Na verdade, o prato é comporto de um purê delicado de inhame, sobre cebolas caramelizadas e finalizado com uma gema curada em sal e açúcar por 3h.
Ele garante que o prato é simples de ser executado e pode ser reproduzido por qualquer dona de casa. “O bacana é que é um prato que mescla a culinária espanhola com a herança indígena. É fácil de preparar e o efeito de visual e sabor é impressionante. Os convidados vão adorar!”, finalizou Fred.