Cervejaria de Santos homenageia nostálgico ‘trenzinho do amendoim’
Por Santa Portal em 30/06/2024 às 13:00
Água, malte, lúpulo, levedura e paçoca! Com esta combinação exótica, a cervejaria artesanal Manube apresenta seu novo lançamento, a cerveja Piuí. Uma cerveja no estilo English Brown Ale, produzida com adição de paçoca. O rótulo é mais uma das muitas homenagens aos hábitos, gírias e tradições santistas, que dão nome a todos as produções desta cervejaria caiçara.
Somente o rótulo da lata da cerveja Piuí já é uma viagem no tempo, trazendo estampado o trenzinho do amendoim e da paçoca, que percorreu por muitos anos as ruas então pacatas da cidade de Santos da década de 80. Quem tem mais de 40 anos deve se lembrar!
O trenzinho ciclístico do amendoim e da paçoca, que passava apitando “Piuí….”, carregado de paçocas e amendoins, anunciando a sua chegada, virou uma raridade nos tempos de hoje. Mas a cervejaria Manube traz a nostalgia daquelas doces lembranças, em cada gole desta cerveja.
O cervejeiro e proprietário da marca Manube, Adriano Andrea, explica que Piuí não é apenas uma cerveja. “Esse rótulo é um tributo à memória coletiva dos santistas, uma celebração das pequenas coisas que fazem a vida especial”.
O empresário acrescenta que, para os santistas, que adoram exaltar as tradições caiçaras, o trenzinho da paçoca, que um dia foi uma visão comum nas ruas de Santos, encontrou uma nova forma de existir. “Agora, ele vive em cada garrafa de Piuí, pronto para levar todos em uma deliciosa viagem ao passado”.
Cervejaria Manube
A cervejaria artesanal Manube nasceu em 2020, do sonho de transformar a vida santista em cerveja. Apaixonada por cerveja, e pela vida caiçara, a Manube traz em cada rótulo uma inspiração nos hábitos, gírias, pontos turísticos ou tradições do santista.
Entre os rótulos lançados pela cervejaria desde 2020 estão as brejas: Mureta, Magrela, Cabulosa, 88 Mango, 2 Palito, Tu, Catraia, Posto 2, Terra Brazilis, Linha da Máquina, Mó Breu, QuebraMar, o mais recente lançamento Piuí, além da Fantasma do Paquetá.
Esta última merece destaque, já que foi premiada em 2023 com medalha de ouro no Brasil Beer Cup como a melhor cerveja artesanal de abóbora, categoria Pumpkin Ale Beer, concorrendo com cervejarias não só do Brasil, mas de toda a América Latina.