Bolo de batata recheado vence 3º Concurso Gastronômico Escolar de SV
Por Santa Portal em 19/11/2021 às 15:30
O 3° Concurso Gastronômico Escolar de São Vicente já tem uma vencedora: Denise Fernandes. Sendo assim, a auxiliar de cozinha, da Emef Constante Luciano Clemente Houlmont, conquistou o paladar dos jurados com o seu bolo de batata, recheado com carne moída.
“Minha relação com a cozinha sempre foi maravilhosa. Para participar do concurso, eu escolhi esta receita que aprendi com a minha mãe. Todos adoram quando faço na minha casa, então achei que seria uma ótima opção para as crianças da escola também”, conta Denise.
O concurso foi promovido pela Diretoria de Alimentação Escolar (DAE), que faz parte da Secretaria de Educação (Seduc). Contudo, foi criado com o objetivo de estimular a criatividade através da culinária, além de promover a elaboração de receitas saborosas e saudáveis que estejam dentro da realidade das escolas municipais.
Além do bolo produzido por Denise, outros pratos que chegaram à fase final também serão premiados. São eles: Escondidinho de batata doce com frango e cenoura, por Adriana de Freitas; Panqueca Nutritiva, por Márcia de Sousa e Abobrinha à moda D. Pedro I, por Sirlene França. Todos os participantes do concurso também receberão certificados.
Para a escolha do vencedor, a comissão julgadora, composta pela equipe técnica da DAE, avaliou cinco critérios: apresentação do prato, combinação dos ingredientes, sabor, textura e criatividade, com notas de 0 a 10.
Aprenda a fazer o bolo de batata recheado com carne moída:
Ingredientes:
– 1 kg de batata;
– 2 tomates picados;
– 3 cebolas picadas;
– 1 cabeça de alho picada;
– 4 ovos;
– 1 pimentão picado;
– 1 xícara de farinha de trigo (ou amido de milho);
– 500g de carne moída;
– sal a gosto;
– cheiro verde a gosto;
Modo de preparo:
Cozinhe as batatas com um pouco de sal. Logo depois, amasse bem, coloque num recipiente e adicione os ovos, um pouco de cebola, e a farinha de trigo (ou amido de milho).
Então, refogue a carne moída com alho, cebola, tomate, pimentão, cheiro verde e sal. Posteriormente, coloque metade da massa em um refratário untado, adicione a carne e complete com a outra metade da massa. Por fim, pincele com gema de ovo e leve ao forno por 45 minutos.