Alunos do curso de confeitaria iniciam atividades práticas em Praia Grande
Por Santa Portal em 24/02/2022 às 10:49
Os mais de 40 alunos do curso de confeitaria começaram nesta semana o tão esperado momento das atividades práticas, colocando, literalmente, as mãos na massa. Contudo, a capacitação está sendo realizada pela Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai) de Praia Grande em parceria com Centro Paula Souza, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo.
“Participar desse curso é a realização de um sonho, ainda mais para mim que estou morando em Praia Grande há pouco tempo. Eu descobri a oportunidade do curso através das redes sociais da prefeitura, fui até o espaço divulgado, fiz o cadastro e fui chamada. Estou aqui, feliz e aprendendo a cada dia”, disse Fernanda Rodrigues Melo, uma das alunas do curso.
Além disso, animada com o conhecimento já adquirido e a real possibilidade de ingressar em uma nova carreira, Fernanda destacou ainda se sentir privilegiada por ter a oportunidade de fazer um curso gratuitamente.
“Nós, alunos que estamos aqui, fomos privilegiados, pois é um curso muito caro que não teríamos condições de pagar. No meu caso, estou desempregada e a Prefeitura de Praia Grande está proporcionando isso. Assim que o curso acabar eu penso em trabalhar por conta e abrir meu próprio negócio, montar minha confeitaria. Continuarei atenta as novidades, pois quero fazer outros cursos por aqui”, conclui.
Curso
No entanto, as aulas são lecionadas por professores do Centro Paula Souza. O curso conta com módulos ligados ao preparo de massas, coberturas e recheios, visando a atuação em padarias, confeitarias ou docerias.
No total, são 80 horas/aula de curso. Também fazem parte da programação atividades sobre técnicas de manipulação, seleção da matéria-prima, derretimento de chocolates, recheios básicos, pesagem, identificação e conservação dos alimentos, incluindo noções de vendas, elaboração de orçamentos e atendimento ao cliente.
As aulas presenciais ocorrem na Carreta do Programa Via Rápida, que está sediada no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues. As atividades tiveram início no dia 14 de fevereiro e seguirão até o final de março.
O curso é inteiramente gratuito e foi liberado para pessoas a partir de 16 anos, em condições de desemprego. Quem concluir a capacitação com 100% de presença nas aulas receberá ao final uma bolsa auxilio no valor de R$ 210,00.
A capacitação é um dos cursos oferecidos pelo programa municipal ‘Qualifica PG’. Acompanhe as oportunidades através do link.