Grandes nomes do Santos celebram os 110 anos do clube

Por Guilherme Esron em 14/04/2022 às 12:52

O Santos Futebol Clube completa, nesta quinta-feira (14), 110 anos de muita tradição e conquistas. Ao longo de todos esses anos, o clube contou com craques renomados como Pepe, o Canhão da Vila, Serginho Chulapa, Neymar, além do Rei do futebol, Pelé, o maior jogador da história do esporte.

Fundado em 1912, o Santos nasceu de uma iniciativa de três esportistas da cidade, Francisco Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Júnior. As cores primárias do clube eram o azul e branco. Posteriormente, o preto substituiu o azul e o Santos se tornou o Alvinegro Praiano.

O primeiro grande time do Santos surgiu nos anos 1950, com uma verdadeira constelação de craques como Pelé, Coutinho, Pepe, Mengálvio, Dorval e Zito. Pelé, aliás, é o maior artilheiro da história do clube com 1.091 gols em 1.116 jogos pelo Santos. Mas, para o Canhão da Vila, esses números não contam porque Pelé é de outro planeta.

“O sentimento de ajudar na história do Santos é um sentimento de muita emoção e de muito amor. Comecei lá desde garoto, com 15, 16 anos, e fiz minha carreira só no Santos, e era muito feliz. Encerrei minha carreira no Santos e muito feliz com isso. Depois ainda me tornei treinador, fui campeão como treinador. Me sinto orgulhoso de dizer que sou o Pepe do Santos, de ser reconhecido pela torcida como o Canhão da Vila, o maior artilheiro humano da história do clube”, disse Pepe.

Pepe atuou no Santos entre 1954 e 1969. O Canhão da Vila é o segundo maior artilheiro da história do clube com 403 gols em 741 partidas. Ao longo de seus 15 anos de clube, ele cravou o seu nome na história do Santos.

Quem também tem o seu nome marcado na história é o lateral-esquerdo Léo, que é o maior vencedor de títulos depois da “Era-Pelé”. Ao todo, o agora ex-jogador levantou oito troféus pelo Santos. Ele também é o décimo jogador que mais atuou com a camisa santista, foram 455 jogos somando as duas passagens pelo Peixe.

“Parabéns Santos Futebol Clube, 110 anos de história, de glórias, de grandes conquistas, grandes jogos, de ídolos inúmeros. Fico muito feliz de ter feito parte dessa história tão rica e tão grandiosa. Um beijo Santos FC e obrigado por tudo”, falou Léo.

Léo fez parte de duas gerações vencedoras do Santos. Na sua primeira passagem pelo clube, entre 2000 e 2005, jogou com Robinho, Diego, Elano, Renato e Fábio Costa, sendo bicampeão brasileiro em 2002 e 2004. Já na sua segunda passagem, entre 2009 e 2014, Léo dividia os gramados com Neymar, Paulo Henrique Ganso, Danilo e Rafael Cabral, nesta segunda passagem o Santos conquistou três Campeonatos Paulistas, a Copa do Brasil em 2010, a Copa Libertadores em 2011 e a Recopa Sul-Americana de 2012.

Neymar, atual camisa 10 da seleção brasileira e do PSG (FRA), também marcou uma época no Santos. O craque jogou no Santos de 2009 a 2013, marcou 54 gols e deu 25 assistências em 103 jogos pelo clube. No período de Santos, Neymar venceu três campeonatos estaduais, a Copa do Brasil, a Libertadores e a Recopa Sul-Americana.

Em 2011, levou o prêmio Puskás (gol mais bonito). Além disso, foi eleito duas vezes o melhor jogador sul-americano, em 2011 e 2012. Neymar é considerado o maior jogador brasileiro de futebol da atualidade e está entre os melhores do mundo também.

“Fala Santos FC, parabéns pelos 110 anos de muitas conquistas, muitas histórias, de muitas coisas boas para quem é santista. Eu te desejo muito sucesso, muitos títulos, muitas conquistas e muita coisa boa. Saudades da Vila Belmiro, a mais famosa do mundo. Um beijo enorme Santos Futebol Clube, você merece e você faz parte da minha história”, declarou Neymar.

Jogador do atual elenco do Santos, o jovem Ângelo é tido como uma das grandes promessas do clube. O jogador de apenas 17 anos é uma peça importante no time. Ele fez sua estreia nos profissionais em 20 de outubro de 2020. À época, Ângelo tinha 15 anos, 10 meses e 4 dias, se tornando assim o segundo jogador mais jovem da história a vestir a camisa do Santos. À sua frente ficou apenas Coutinho. Ele ainda superou Pelé por quatro dias.

“Não tenho nem explicação da importância do Santos para mim. Sou muito feliz aqui e muito grato por tudo que o clube me oferece. A projeção de um sonho que tem se realizado dia a dia, por isso estou me dedicando muito para aproveitar cada oportunidade que tenho com essa camisa”, comentou.

“Meu ídolo é o Neymar. Tenho o objetivo de marcar na história do clube e dar o máximo do meu futebol aqui. Ídolo é uma palavra muito pesada, que traz responsabilidade que com a idade que tenho ainda não posso mensurar, mas com toda certeza, meu nome estará marcado na história desse clube”, finalizou Ângelo.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.