Ângelo e Joaquim relatam atos de racismo de torcedores chilenos

Por Guilherme Esron em 25/05/2023 às 11:00

Jogadores do Santos, Ângelo e Joaquim foram alvo de ofensas racistas na derrota do Peixe por 2 a 1 para o Audax Italiano-CHI, na noite de quarta-feira (24), no estádio El Teniente, em Rancagua, no Chile, pela 4ª rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana. Os atos de racismo contra os atletas foram registrados na súmula e denunciados à Justiça.

Ângelo foi substituído aos 32 minutos do segundo tempo, dando lugar a Wesley Patati. Ao sair pela lateral do gramado, foi xingado e chamado de macaco pelos torcedores. 

“É incrível. Sai na mídia. Todo mundo repudia, comunica. É incrível como as pessoas não amadurecem. Não aprendem. Basta de racismo. É algo que machuca muita gente. Que a punição seja feita”, disse em entrevista para o De Olho no Peixe no fim da partida. 

O zagueiro Joaquim também relatou que sofreu ofensas racistas. O Santos fez uma denúncia de injúria racial, logo após o jogador deixar uma área do estádio que deveria ser exclusiva para torcedores do Santos, mas que tinha vários torcedores do Audax. 

Joaquim. Foto: Raul Baretta/Santos FC

Durante a entrevista coletiva depois do jogo, o técnico do Santos Odair Hellmann comentou sobre as acusações e disse que em casos como esses, de racismo, as equipes deveriam se retirar da partida. 

“Não tenho cargo no clube em que decido e tenho o poder de decidir essas coisas. Eu, no campo de jogo, sabe o que temos que fazer? Sair da partida. Que a Conmebol, que a Fifa, que a CBF busque e puna. Se não tiver punição, vai continuar. É um sofrimento histórico, irreparável. A sociedade como um todo não aceita mais. Se depender de mim, como treinador de jogo, a gente sai de campo. Eu tenho que respeitar a direção, isso não cabe a mim, mas o meu posicionamento é de tirar o time de campo”. diz

O Santos publicou uma nota oficial em seu site, repudiando os atos de racismo sofridos por seus jogadores.

O Santos Futebol Clube, novamente, vem a público denunciar e repudiar com veemência mais um caso de racismo no futebol. Dessa vez, os alvos das injúrias raciais foram nossos jogadores Ângelo e Joaquim. Os dois atletas foram atacados verbalmente e com gestos imitando macacos por torcedores adversários presentes na partida de hoje.

O crime foi denunciado pelo Santos FC, ainda dentro do estádio, para os representantes da Conmebol. Com os dois casos registrados oficialmente, o clube aguarda o posicionamento da entidade diante desta situação inaceitável.

Como já foi dito, o racismo não deve ser apenas combatido, mas também punido severamente.

A próxima partida do Santos será no domingo (28), quando enfrenta o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista, às 18h30, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Com 11 pontos, o Peixe está na 9ª posição na tabela.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.