Santos inaugura primeira escola pública de esgrima da Baixada Santista

Por Santa Portal em 12/08/2021 às 06:32

Divulgação/Prefeitura de Santos
Divulgação/Prefeitura de Santos

Santos inaugura na próxima semana a primeira escola pública de esgrima da Baixada Santista. A nova modalidade será oferecida pela Secretaria de Esportes de Santos (Semes), e terá aulas gratuitas no Complexo Esportivo e Recreativo Rebouças (Praça Rebouças, s/n). As inscrições estão abertas e a primeira turma já começa na próxima semana.

As atividades começam na próxima terça-feira (13). As aulas serão ministradas pelo professor Paulo Henrique de Jesus da Silva, especialista em esgrima desde 2009, que já participou de diversas competições nacionais e internacionais.

Para ele, a modalidade olímpica traz grandes benefícios para qualquer idade. “É literalmente de 8 a 80 anos. Pessoas de todas as faixas etárias podem jogar esgrima porque estimula a concentração, acuidade visual, consciência corporal, condicionamento físico e, além de tudo, é uma delícia. Quem experimenta dificilmente para de praticar”, diz.

Segundo o especialista, existe um grande apelo infantil e juvenil por conta das histórias de mosqueteiros, mas que os duelos perigosos ficam mesmo só nos filmes e desenhos, uma vez que o esporte é totalmente seguro.

Escola pública de esgrima em Santos
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos)

“Além das roupas e equipamentos de proteção adequados, os equipamentos utilizados durante os treinos, sejam espadas, sabres ou floretes, são bastante flexíveis e seguros, além de não serem afiados a ponto de conferirem qualquer risco aos praticantes”, esclarece.

Levou anos para o projeto sair do papel, segundo o chefe de Departamento de Atividades Esportivas e Eventos (Deativ), Marcelo Rossi, que conta que o projeto esperava identificação do espaço para começar. “O professor Paulo trouxe o projeto para a gente, gostamos muito da ideia e, daí em diante, começamos a trabalhar para viabilizar um espaço adequado, num local de fácil acesso para toda a população e conseguimos isso aqui na estrutura do CER Rebouças”, diz.

Por conta da pandemia de covid-19, a primeira turma tem o número de inscrições limitado. Todos os equipamentos para as aulas serão oferecidos pela Prefeitura e passam por higienização com álcool 70% e tecido descartável antes e depois da utilização. É obrigatório o uso de máscara facial durante as aulas, higienização das mãos e respeito aos protocolos de segurança e distanciamento social.

Inscrições

As aulas inicialmente acontecem às terças e quintas-feiras, das 18 às 19h, no CER Rebouças. Para se inscrever, os interessados devem comparecer pessoalmente na secretaria do Rebouças a partir desta quinta-feira (12), das 9h às 16h, em posse do comprovante de residência, duas fotos 3×4, documento de identidade e atestado médico emitido há no máximo três meses (caso de menores de idade devem estar acompanhados por um responsável legal).

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.