16/07/2014

Santos FC testa com conselheiros voto à distância

Por #Santaportal em 16/07/2014 às 18:38

SANTOS FC – O Santos Futebol Clube-SP testou na tarde desta quarta-feira (16) o sistema de votação à distância, pela internet, que o Comitê de Gestão, apoiado pelo presidente Odílio Rodrigues, quer implantar nas eleições presidenciais que acontecem em dezembro de 2014. A votação teste foi comunicada durante a reunião extraordinária do Conselho Deliberativo, realizada na última quinta-feira (10), e durou das 10 às 18 horas. A mudança em relação às últimas eleições está causando muita polêmica entre os sócios e torcedores já que, além do processo acontecer por intermédio da rede mundial de computadores, o que gera dúvidas, a empresa escolhida para gerir o processo, a KPMG, tem problemas com a Justiça brasileira.

De acordo com a Revista Exame, que publicou uma nota sobre a empresa no dia 3 de julho, a auditoria KPMG, presidida no Brasil por Pedro Melo, terá de colocar seus bens no Brasil à disposição da Justiça. A 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo determinou que os bens da KPMG ficassem disponíveis para pagar os credores do banco BVA, que era auditado pela KPMG até ser liquidado pelo Banco Central em junho de 2013. De acordo com a decisão, há evidências de negligência da KPMG e de “ocultação de notícias sobre a existência dos graves fatos” apurados pelo Banco Central no BVA. A KPMG confirma que teve “recursos financeiros arrestados”, mas diz que “continua operando normalmente e que vai colaborar com as autoridades”.

Ignorando qualquer problema da Justiça com a auditora KPMG, o presidente da Comissão Eleitoral do Santos FC, Ricardo Campanário, defende o sistema de voto pela internet. “Continuamos dando o máximo de transparência possível ao processo. Todas as dúvidas serão explicadas. Tudo vai simular o que irá acontecer se aprovarmos o voto à distância. A votação pela internet, além de ter um caráter inclusivo, proporciona segurança e modernidade a todo o processo eleitoral.”, explicou.

Campanário defendeu ainda a convocação dos conselheiros do Peixe para a realização do teste de votação. “O teste vai servir para nos dar subsídios para aprimorarmos o processo até a eleição. Essa ideia partiu de um dos conselheiros do Clube. Os conselheiros, já no teste, verão que não se trata de nenhum mecanismo muito complexo. Trata-se de uma ferramenta segura, auditável e bem formatada”.

Os conselheiros do Santos FC-SP foram convidados a participarem do “simulado eleitoral”, realizado na Vila Belmiro, por e-mail. Após um procedimento rápido de confirmação de dados (CPF, matrícula e nome), o conselheiro que esteve presente foi conduzido à área virtual de votação. Em seguida apareceu uma pergunta simbólica na tela do computador. Eles tiveram de escolher uma entre três opções de respostas.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.