Santistas lotam Vila Belmiro em primeiro jogo com 100% de capacidade

Por Beatriz Martins em 07/11/2021 às 18:47

Após exatos 610 dias, o torcedor santista pôde finalmente lotar a Vila Belmiro neste domingo (7). O confronto entre Santos e Palmeiras foi o primeiro jogo com 100% de capacidade de público dentro do Estádio Urbano Caldeira após a paralisação do futebol por conta da pandemia da covid-19. A retomada da torcida aconteceu gradualmente no Estado de São Paulo, no início de outubro. E o céu azul e o bom tempo favoreceram a presença dos santistas na tarde de domingo.

A saudade do estádio lotado era tanta, que teve quem pegasse três horas e meia de estrada para ver o Santos de perto. O mecânico de manutenção Ângelo Brito veio de Mogi Guaçu, interior de São Paulo, em uma excursão com a família e amigos. “É muita emoção poder estar aqui. Agora que está melhorando a pandemia, se Deus quiser, tudo vai voltando ao normal”.

Acompanhado do filho, o médico Danilo Banin também comemora o avanço da vacinação, que possibilitou a volta da torcida nos estádios. “É sinal de que tudo está caminhando bem. Para mim, é muito gratificante poder estar aqui e assistir o jogo junto com meu filho”.

Horas antes da partida, o mar branco tomou conta das ruas nos arredores da Vila Belmiro. Uns com máscaras, outros não… mas o utensílio era obrigatório na hora de entrar no estádio, além da apresentação do comprovante de vacinação contra o coronavírus ou um teste PCR negativo, de 48 horas. Sem eles, o acesso era barrado. Antes de se dirigirem aos portões de acesso do estádio, os torcedores e os profissionais da imprensa passaram por tendas para mostrar os comprovantes e ganharem as pulseiras para entrar na Vila. Esses protocolos foram adotados pelo Governo do Estado, Prefeitura de Santos e pelo clube para que o retorno acontecesse com segurança.


Foto: Beatriz Martins/Santa Cecília TV

Dentro do estádio, não havia muito distanciamento entre os torcedores nos setores. Poucos utilizavam máscaras, ou as deixavam no queixo. Mas também tinha quem não abrisse mão dos cuidados essenciais. Com duas máscaras de proteção, o aposentado Nelson Ribeiro Filho estava emocionado de voltar à Vila mas ressaltou a importância dos cuidados nesse retorno da torcida. “É o primeiro jogo que venho (após o retorno da torcida). Não é tão ‘tranquilo’, pois a pandemia ainda não acabou, né? Eu já tomei até a dose de reforço, mas a gente tem de continuar se resguardando com todos os cuidados”.

Por ser um clássico entre dois grandes clubes paulistas, o jogo só pôde contar com a presença da torcida do Santos. Desde 2016, o Governo do Estado determinou torcida única em clássicos para evitar confusão e brigas entre os públicos adversários.

Dentro de campo, o resultado da partida não foi o que os santistas esperavam. O Peixe perdeu de 2 a 0 para o Palmeiras e segue próximo a zona do rebaixamento. Mas, para os 13.165 torcedores, poder estar perto do time, apoiar e não parar de cantar um minuto sequer dentro do Alçapão, com certeza, ajudou a dar a sensação de que as coisas estão voltando à ‘normalidade’.


Foto: Beatriz Martins/Santa Cecília TV

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.