21/10/2024

“Running Era”: corrida de rua ganha força na região; saiba como evitar lesões

Por Anna Clara Morais em 21/10/2024 às 06:00

Divulgação
Divulgação

Praticar uma atividade física com regularidade e ter uma boa alimentação são fatores que melhoram a qualidade de vida. E, ultimamente, mais do que nunca, as pessoas têm colocado em prática essa premissa. Segundo uma pesquisa divulgada pela Fundação Seade, o número de pessoas que praticam exercícios físicos no Estado de São Paulo subiu de 43% para 59% entre 2019, último ano antes da pandemia, e 2023.

Pode-se dizer que a internet possui grande contribuição para esse aumento, já que as redes sociais têm o papel de influenciar o dia a dia dos usuários. Nos últimos meses tem se popularizado o termo “Running Era”. Trata-se do movimento em que cada vez mais pessoas estão ingressando no mundo da corrida

De acordo com a Associação Brasileira de Corridas de Rua (ABCR), São Silvestre e Ticket Sports, no país, em 2023, foram realizadas 150 mil corridas de rua e o número de inscrições nesses eventos teve um aumento de 20%.

Em razão da alta na prática desse esporte, novos negócios começaram a surgir para auxiliar os interessados. Erik Mazzetto, treinador e fundador do “CorrEMdo Club”, aproveitou a oportunidade e resolveu empreender. “A ideia de criar esse clube veio principalmente para atingir essas pessoas que não têm acompanhamento, que têm dificuldade em evoluir”, completou Mazzetto.

Fundado no primeiro semestre de 2023, o Club afirma que 80% dos clientes chegam pelas redes sociais. O projeto funciona como uma assessoria para quem quer ingressar no esporte. Possui o objetivo de dar o suporte necessário para correr sem o risco de lesões, além da formação de grupos, que servem como uma rede de apoio para os iniciantes.

“Fazemos uma leve entrevista inicial para entender, principalmente, qual o nível de condicionamento da  pessoa que está começando ou já corre há algum tempo…o que ela quer, quais as dificuldades e quais os objetivos. A partir dessa entrevista, direciono o restante do atendimento.”

Os benefícios do esporte são variados. “A corrida de rua vem para melhorar a qualidade de vida das pessoas, melhorar a interação social, trazendo benefícios psicológicos e físicos. Então, é mais do que uma assessoria, nossa meta hoje é criar um curso de convivência”, observou Mazzetto.

Apesar de ser um esporte democrático, que pode ser praticado em qualquer lugar e horário, a corrida também apresenta diversos riscos à saúde, caso não seja realizado com o acompanhamento correto. Antes de iniciar qualquer atividade, diversos cuidados precisam ser levados em consideração. 

O professor do curso de Educação Física da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Alexandre Galvão da Silva, alerta para os riscos. “Antes de tudo é necessário fazer uma boa avaliação com um médico, ele terá o papel de avaliar o seu estado de saúde […] procurar um bom profissional de educação física é o segundo passo, ele pode progredir o seu treinamento. Sem um profissional, você acaba realizando esforços mais intensos e isso pode prejudicar na sua evolução da corrida.” 

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.