Roma alcança 'milagre' e com virada histórica tira Barça da Champions
Por ANSA em 10/04/2018 às 18:14
FUTEBOL – Na casa do Papa, a Roma conseguiu um milagre. Em um Estádio Olímpico lotado, o clube giallorosso derrotou o temido Barcelona por 3 a 0 e conseguiu uma virada histórica nas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa.
Foi consenso na Itália que a goleada por 4 a 1 no Camp Nou não refletiu o desempenho romanista, prejudicado por dois gols contra quando o duelo estava bastante disputado. Mas a Roma não se abateu com a desvantagem e manteve o ímpeto no duelo de volta.
Logo aos seis minutos, sufocando o Barça, o ídolo e capitão Daniele De Rossi fez um belo lançamento para Dzeko, que abriu o placar e mostrou que o sonho era possível. Os donos da casa seguiram melhores e deram pouco espaço ao clube catalão – que só chegou em bolas paradas -, mas falharam na hora da finalização.
No entanto, aos 12 minutos da segunda etapa, o atacante bósnio sofreu pênalti de Piqué. Na cobrança, De Rossi, um dos que haviam feito gol contra na semana passada, ampliou o placar e mostrou que o sonho não era apenas possível, mas sim provável.
Os giallorossi continuaram em cima do Barcelona, que parecia impassível perante a força romanista. A passividade blaugrana era personificada pelo técnico Ernesto Valverde, que só fez a primeira substituição aos 36 do segundo tempo, colocando André Gomes no lugar de Iniesta.
Porém, logo em seguida, Manolas, de cabeça, mostrou que o sonho não era apenas provável, mas sim havia se tornado realidade. Nos 10 minutos seguintes, o Barcelona até tentou ensaiar uma pressão, mas não conseguiu assustar o brasileiro Alisson, nem mesmo com um apagado Lionel Messi.
Essa é apenas a segunda vez na história que a Roma chega às semifinais da Liga dos Campeões da Europa.
Na próxima fase, o clube da capital italiana enfrentará o Liverpool, que eliminou o Manchester City após uma vitória por 2 a 1, e os vencedores dos duelos entre Real Madrid e Juventus (3 a 0) e Bayern de Munique e Sevilla (2 a 1).